Defesa Civil divulga novo boletim com informações sobre as chuvas

Publicada em 28/12/2022 às 12:45

Em razão das fortes chuvas que atingiram diversas regiões de Jundiaí na manhã desta quarta-feira (28), a força-tarefa formada pela Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura de Jundiaí já iniciou as ações de contenção e atendimento às ocorrências em alguns bairros, como Jardim Tulipas, Retiro e Jardim Novo Horizonte.

A Defesa Civil de Jundiaí informa que, nas últimas 12 horas, foram registrados 108 milímetros de precipitação, e um acumulado de 184 milímetros nas últimas 72 horas. Com isso, a cidade acionou o Estado de Atenção, que é caracterizado por chuvas acima dos 80 milímetros.

Até a manhã desta quarta, 13 ocorrências foram atendidas e outras ainda estão em andamento. A Avenida Antônio Pincinato foi um dos pontos que recebeu maior volume de água. Outros trechos de alagamentos e lama em vias urbanas recebem limpeza ao longo do dia. Não houve nenhuma vítima fatal até o momento.

De acordo com o coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, ações preventivas realizadas ao longo da Operação Verão, como desassoreamento e limpeza de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo, poda de árvores amenizaram os impactos da chuva. “Além disso, temos um mapeamento, com a classificação e acompanhamento das áreas de risco do município.”

A precipitação volumosa foi alertada no início da semana pelo órgão municipal. A Defesa Civil irá manter o trabalho ao longo do dia para a vistoria de áreas com alto índice pluviométrico e atendimento de ocorrências que possam surgir. Havia um alerta da Defesa Civil do Estado para até 155 milímetros de chuva nos próximos três dias. Porém, houve grande volume de precipitação em um curto período, concentrada na última noite (27) e na manhã de hoje.

“Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas”, reforça o coronel.

Polder do Jardim Tulipas recebeu grande volume de água nesta terça-feira (28)

Na região do Portal da Vitória, (antiga ‘Granja’), localizada no Jundiaí Mirim, seis 6 casas foram evacuadas e as famílias levadas a um local seguro. “A ação foi coordenada pela empresa responsável pelas obras que estão sendo realizadas no local, na noite de terça-feira (27), e foi de caráter preventivo.”, afirma o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos, o Tico.

Por conta da interdição de seu entorno, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste (antigo CRAS Novo Horizonte) encontra-se fechado, mas as equipes atuam na região para a avaliação de demandas da população atingida. As equipes do serviço passarão a atuar na EMEB Maria Aparecida Silva Congilio, a partir a partir das 9h desta quinta-feira (29), como ponto de apoio para as famílias, até a normalização da situação.

Coronel Gimenez atende ocorrências em virtude das fortes chuvas da manhã desta terça-feira (28)

Qualquer dúvida ou informação pode ser também obtida na Defesa Civil pelo número 4589-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/28/defesa-civil-divulga-novo-boletim-com-informacoes-sobre-as-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original