Retrospectiva 2022: campanhas do Funss beneficiam entidades cadastradas

Publicada em 29/12/2022 às 10:00

Com grande vocação voltada à oferta de qualificação profissional gratuita, o Fundo Social de Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) também se destaca quando o assunto é o acolhimento às dificuldades do outro. Em 2022, as campanhas assistenciais desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da unidade, beneficiaram muitas entidades cadastradas.

“Eu acredito que o conhecimento é a chave para abrir novas oportunidades e transformar a vidas pessoas. No entanto, também sabemos que, por motivos diversos, muitas famílias precisam de auxílio imediato. Deste modo, também voltamos os nossos esforços para mobilizar a população para doar àqueles que enfrentam dificuldades”, afirmou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado.

Na semana passada, a unidade finalizou a Campanha Natal Solidário, que, neste ano, doou 11.700 brinquedos novos. Os produtos foram adquiridos pela Prefeitura e repassados para 80 entidades e associações que entregaram as fichas das crianças assistidas por seus projetos sociais. As instituições tiveram até o mês de julho para finalizar este levantamento quantitativo. Foram beneficiadas, diretamente, 5.500 famílias.

“Contar com o apoio do Fundo Social é uma alegria! A garotada fica esperando pelo dia em que vamos fazer a entrega dos presentes. Com esta doação, vamos atender famílias de quatro bairros diferentes e, certamente, levar mais alegria para todos”, explicou a presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Jundiaí (CEDECA), Lucinda Cantoni.

A diretora do Funss, Francine Picardi, também destacou a participação da população, que fez a sua doação na sede do Funss e no Paço Municipal. No total, foram entregues 3 mil brinquedos novos ou usados em bom estado. “Estas contribuições espontâneas foram direcionadas para as crianças, de zero a 12 anos, assistidas por estas mesmas entidades cadastradas, mas que, por algum motivo, ficaram de fora do levantamento prévio. Nosso objetivo foi garantir que as crianças tivessem a oportunidade de vivenciar este momento de alegria”.

Doações espontanêas foram feitas, diretamente, no Fundo Social e no Paço Municipal

A exemplo do ano passado, a Campanha Natal Solidário também contou com o Natal sem Fome, outra ação coordenada pelo Funss com o objetivo de intensificar a doação de alimentos não perecíveis. De 19 de novembro, quando foi lançada, até dezembro, a iniciativa arrecadou 16.500 quilos de alimentos.

Campanha de Inverno

Entre os meses de maio e setembro, o Funss intensificou a arrecadação de vestuário por meio da ‘Campanha de Inverno’. O objetivo foi angariar peças novas ou usadas em bom estado capazes de aquecer quem vive em vulnerabilidade. Em 2022, a iniciativa arrecadou, 22.100 itens, como agasalhos e calçados, e 2 mil mantas e cobertores novos. Foram beneficiadas as entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade, independentemente da idade.

Campanha de Inverno também doou agasalhos novos para crianças com idade até 12 anos

Outra frente de trabalho foi a aquisição de 11.500 agasalhos novos pela Prefeitura, distribuídos às instituições que entregaram as fichas dentro do prazo.

Campanha Permanente

Bastante conhecida pela arrecadação de alimentos não perecíveis, a Campanha Permanente de Solidariedade também foi essencial para os atendimentos do Fundo Social. De janeiro a novembro, foram arrecadados 221.400 quilos de alimentos não perecíveis.

A Campanha Permanente recebe, o ano todo, diferentes doações, como os alimentos não perecíveis

“Por isso, o nosso agradecimento a cada um que participou. Esperamos seguir com este apoio, também em 2023, para dar continuidade às ações que visam o bem-estar e o desenvolvimento de Jundiaí”, concluiu Vanessa. O endereço do Fundo Social é o Parque da Uva e o acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/29/retrospectiva-2022-campanhas-do-funss-beneficiam-entidades-cadastradas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original