Retrospectiva 2022: GM ganha efetivo recorde, novos armamentos e tecnologia

Publicada em 30/12/2022 às 10:01

Em razão dos desafios que envolvem médias e grandes cidades, a segurança é tratada de forma prioritária na gestão Luiz Fernando Machado. Sendo assim, ao longo de 2022, diversos investimentos foram realizados em tecnologia, infraestrutura, armamento e capacitação. De forma histórica, neste ano, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) atingiu seu maior efetivo.

Entre os investimentos, está o Centro de Segurança e Urgência e Emergência, que englobará a Guarda Municipal, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (Saec), o centro de monitoramento do Trânsito, além da criação do Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM). O aporte previsto é de aproximadamente R$ 32 milhões, oriundos de financiamento junto ao BNDES, por meio do Programa Município Seguro. A previsão de entrega é final de 2023. Somam-se aos investimentos, as obras para construção do novo canil, no bairro do Medeiros.

Centro de Segurança e Urgência e Emergência tem previsão de entrega para o final de 2023

“O prédio da GM terá 1743 m², com toda a infraestrutura necessária. Serão quatro andares, com elevadores e academia para os guardas e agentes, além de estacionamento para visitantes”, conta o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

Foi em 2022, também, que a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) chegou ao maior efetivo de sua história. Após a formatura de 44 novos guardas, em novembro, a corporação chegou a 400 agentes. Além do efetivo, houve reforço no armamento. A GMJ recebeu mais 20 novas espingardas calibre 12. Além das armas e cerca de cinco mil munições, a corporação ainda se reforçou com 125 pistolas de eletrochoque (armamento não letal).

A segurança também avançou com a instalação de 37 câmeras de monitoramento em 19 pontos da Região Sul da cidade. Sendo assim, a cidade conta com um a um total de 359 câmeras em seu território, sendo 102 delas com sistema OCR.

Guarda Municipal de Jundiaí chegou ao maior efetivo da história em 2022

“A segurança pública é uma das prioridades da nossa administração e os investimentos comprovam essa materialização. É o maior efetivo da história da GMJ, buscamos melhorar ainda mais a infraestrutura, reforçamos o armamento. Ao todo, os investimentos na segurança municipal chegam a R$ 60 milhões e vão contribuir para a modernização contínua da corporação”, diz o prefeito Luiz Fernando.

“A Guarda Municipal de Jundiaí é referência não só no Estado, mas também no país, graças a uma série de trabalhos e programas que garantem uma maior sensação de segurança à população”, comenta a Gestora de Segurança Municipal, Carla Basson.

“Jundiaí investe cada vez mais em tecnologia para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Aliada com uma boa infraestrutura, um grande efetivo de Guardas Municipais e armamento adequado, o governo dá mais um passo para a melhoria da segurança pública municipal”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/30/retrospectiva-2022-gm-ganha-efetivo-recorde-novos-armamentos-e-tecnologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original