Retrospectiva 2022: área social otimiza serviços para pessoas vulneráveis

Publicada em 31/12/2022 às 10:09

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) focou, em 2022, no aprimoramento dos serviços e dos equipamentos públicos de atendimento à população em vulnerabilidade social. “Ao longo deste ano, a rede socioassistencial seguiu em sua frente de atuação de aprimorar o serviço prestado, por meio de melhorias dos equipamentos, formação contínua das equipes, criação de acessos dos usuários e fomento do desenvolvimento infantil por meio do programa Cidade das Crianças”, comentou a gestora Maria Brant.

Alguns equipamentos vinculados à Unidade foram transferidos para novos endereços, como o Cadastro Único, que passou a atender na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte (antigo Cras Vista Alegre) que mudou provisoriamente para o prédio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Hortolândia.

Foram iniciadas também as obras de revitalização completa e ampliação em mais de 30% de área do Cras Sul (antigo Santa Gertrudes), que, além de ganhar novos espaços, terá adequação para acessibilidade de pessoas com deficiência.

Com revitalização completa e ampliação, Cras Sul irá aumentar em mais de 30% sua área

Já com foco na criação de repertório e acesso, os usuários tiveram acesso a uma série de atividades, como, por exemplo, os do programa Criança Feliz aos equipamentos culturais, como a Fábrica das Infâncias Japy, e ao Mundo das Crianças para participar das propostas do BrincAR LIVRE e dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ao Paço Municipal e a complexos esportivos.

Para o combate ao trabalho infantil, foi realizado encontro com representantes dos representantes da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para tratar do tema regionalmente. Também ocorreu o Fórum de Aprendizagem Profissional para a sensibilização de empresas parceiras com foco na inclusão por meio da aprendizagem formal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, evitando o trabalho informal e oportunizando a formação e a contratação.

Noites Frias
Já o balanço da Operação Noites Frias – ação de intensificação de buscas ativas e oferta de acolhimento para a população em situação de rua durante as noites mais frias do ano – trouxe como números mais de 1,6 mil pessoas diferentes acolhidas este ano, totalizando-se 4,6 mil acolhimentos (pernoites), durante as 97 noites de Operação, de modo descontínuo, entre 15 de abril e 7 de novembro. Estatísticas apresentadas auxiliam a Unidade na formatação da operação dos próximos anos e no recenseamento da população.

Durante a Operação deste ano, foram realizados 4,6 mil acolhimentos (pernoites) nos abrigos municipais, como a Casa de Passagem

Outras ações
O atendimento à população em situação de rua contou teve novidade: extensão para o funcionamento 24 horas por dia do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para atendimento telefônico e abordagens. As buscas ativas nas ruas tiveram mais integração da rede socioassistencial com as equipes de Saúde e Segurança, com cronogramas por todas as regiões do Município.

O setor social da Prefeitura também realizou mobilização das organizações não governamentais (ONG) que distribuem refeições para pessoas vulneráveis a fim de reorganizar e dar suporte na distribuição das marmitas, de modo descentralizado e com a inclusão das famílias do Criança Feliz.

Atuação junto às ONG visa descentralizar a oferta de marmitas e incluir as famílias do Criança Feliz

No primeiro trimestre do ano, concluiu-se o Benefício Social Emergencial (BSE) da Prefeitura, para as famílias vulneráveis mais impactadas pela pandemia. Unindo transferência de renda com contrapartida formativa e colaborativa em equipamentos públicos municipais, o BSE contabilizou R$ 864 mil em investimentos e impacto em cerca de 900 famílias. Após o término da vigência do Benefício, foi feita interlocução de contemplados com o programa Jundiaí Empreendedora.

Foi possível avançar nas parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil para a otimização dos serviços prestados à população e tomada de soluções inovadoras para os desafios identificados e de impacto social. Também foram feitas mais atividades de formação contínua, tanto para as chefias e gerências, quanto para a equipe em geral e para os agentes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

O ano também foi marcado pela retomada das atividades presenciais para os idosos, com a reabertura das oficinas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Argos, antigo Criju.

Famílias do Criança Feliz participaram das atividades do BrincAR LIVRE em equipamentos culturais, como a Fábrica das Infâncias Japy

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/31/retrospectiva-2022-area-social-otimiza-servicos-para-pessoas-vulneraveis/

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