Micro e pequenas empresas aumentam 26% em Jundiaí

Publicada em 03/01/2023 às 17:49

A vocação empreendedora de Jundiaí ganha cada vez mais força. Em apenas um ano, o número de MEIs (Microempreendedores Individuais) aumentou em aproximadamente 26% na cidade. Dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) apontam que, de janeiro a novembro de 2022, os números de MEIs licenciadas chegaram a 4435. No último ano, em recorte no mesmo período, os números indicavam um total de 3520.

Dentro do montante, a atividade que lidera as estatísticas é a de prestação de serviços, com 3970 empreendimentos registrados. Comércios e indústrias completam a lista.

“A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca de Jundiaí. Acreditamos que o estímulo ao empreendedorismo, a busca pelo protagonismo pessoal e a geração de emprego e renda são fatores essenciais para o desenvolvimento do município e da população”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Com vocação para o empreendedorismo, Jundiaí estimula a criação de pequenas e microempresas

“O empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento local. Com a simplificação da máquina pública, investimentos em tecnologia, redução de taxas e impostos e a agilidade para abrir novos negócios, o jundiaiense sentirá mais confiança para investir na cidade. Com mais investimentos, o município se torna ainda mais competitivo no cenário nacional e internacional”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Uma das principais ferramentas de auxílio ao microempreendedor é o Jundiaí Empreendedora. Criando durante a pandemia, o Programa presta auxílio de ponta a ponta para quem deseja empreender. A atividade, caso seja considerada de baixo impacto, pode ser licenciada em até um dia, agilizando o início dos trabalhos. Anualmente, o Espaço ainda realiza o Mutirão do MEI, que visa agilizar a vida de quem já tem um pequeno negócio e ainda não está regularizado.

Jundiaí Empreendedora é uma importante ferramenta de geração de emprego e renda no município

“O caminho do empreendedorismo é de fundamental importância no atual cenário econômico. É uma prioridade da administração Luiz Fernando Machado. O empreendedorismo local é um dos eixos de trabalho do Jundiaí Empreendedora e auxilia na melhor do ambiente de negócios e a abertura de novas empresas”, diz o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.

O espaço Jundiaí Empreendedora está localizado no piso G3, Ala Oeste do Maxi Shopping Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/03/micro-e-pequenas-empresas-aumentam-26-em-jundiai/