Retrospectiva 2022: Plano de Mobilidade define ações e estratégias

Publicada em 03/01/2023 às 10:09

Jundiaí deu um importante avanço com a aprovação do seu Plano de Mobilidade Urbana de (PMU), em abril de 2022 (Lei 9.752), que definiu diretrizes para o planejamento e a gestão de espaços e serviços destinados ao deslocamento de pessoas e/ou de cargas.

São ações a serem tomadas a curto, médio e longo prazo que contemplam o sistema viário, transporte público, transporte por bicicleta e circulação de pedestres. Nesse sentido, até 2030, quando deverá ser atualizado, o PMU prevê iniciativas e obras de melhorias, como alargamentos e readequações de calçadas, manutenção e ampliação de sinalizações verticais e horizontais, implantação de ciclovias, construção de transposições em rodovias para viabilizar o transporte de cargas, entre outras.

Aprovado em 2022, Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí orienta ações de investimentos para melhorar infraestrutura viária e de transportes

“O PMU é muito importante para adoção de ações efetivas, com análise de desempenho, no que se refere à organização do fluxo de veículos, mitigando problemas relacionados ao trânsito, e investimentos na implantação de ciclovias e espaços que estimulem à caminhabilidade, entre outros benefícios”, comenta o diretor de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

Com reuniões técnicas da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) juntamente com outras unidades gestoras da Prefeitura, antes de ser aprovado na Câmara Municipal, o plano foi apresentado e discutido em audiências públicas, nas quais os munícipes puderam colaborar com sugestões, além de contar com a participação do Comitê das Crianças.

“A mobilidade impacta diretamente no bem-estar social da população. Levando em conta o programa Cidade das Crianças, temos dado atenção, a partir do Plano de Mobilidade, também às ações educativas que ofereçam segurança e acessibilidade para que as crianças se apropriem do espaço urbano. Queremos que Jundiaí se desenvolva de forma sustentável”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Comitê das Crianças também participou com sugestões para traçar diretrizes de Mobilidade Urbana

Transporte

Para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), a UGMT realizou diversas ações em 2022, inclusive, baseadas no PMU. No segundo semestre, para agilizar a vida da população e reduzir o tempo nos trajetos de ônibus, foi implantado “Diretão”, que consiste em linhas sem paradas. Uma delas, a linha 010 beneficia os passageiros que seguem do bairro Ivoturucaia ao Distrito Industrial. Ao invés de pegarem três ônibus, passaram a usar apenas um, o que reduziu em mais de 40% o tempo do trajeto. Esse serviço também contempla usuários da linha 020 – Terminal Central / Jardim Santa Gertrudes.

“Diretão” agiliza a vida de passageiros com linhas sem paradas. Economia chega a mais de 40% no tempo do trajeto

A UGMT, em conjunto com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), realizou também reparos e manutenções nos sete terminais urbanos e na rodoviária, como pintura de faixas e sinalizações horizontais, limpeza das galerias pluviais, troca de tampas de bueiros, reparo nas guias das calçadas, roçagem e operação tapa buraco nas vias dentro dos terminais.

Os técnicos da UGMT estão desenvolvendo vários estudos, dentro do programa Mobilidade Total, como os de implantação de faixas preferenciais e/ou exclusivas de ônibus, que visam dar maior efetividade na prestação de serviços aos usuários, com redução de tempo de viagem, incentivando o uso de transporte público coletivo.

“Estamos com um projeto já em andamento para a construção de Terminal no Jardim Novo Horizonte. Ele contemplará planejamento viário para priorizar o transporte público, da região oeste até a região central”, explica o diretor de Transporte Público, Leslie Tealdi Litano.

Segurança

Para promover segurança viária e educação no trânsito, em 2022, a UGMT desenvolveu vários projetos para a implantação de novas sinalizações, além de realização de manutenção em várias localidades. O saldo é de cerca de 70 mil m² de pintura de solo e de 5.800 placas para orientar motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. Além disso, foram implantados balizadores, tachões e prismas, e colocação ou substituição de 216 metros de defensas metálicas e 900 manutenções ou atualizações em conjuntos semafóricos.

Parque Centenário, Fernandes, Currupira, Morada das Vinhas, Cecap, Terra da Uva, Jundiaí Mirim, Parque da Represa, Vila Hortolândia, Vila Lacerda, Mirante de Jundiaí, Vila Arens, são alguns dos bairros que receberam novas sinalizações

Entre as vias que foram recapeadas e/ou passaram por manutenção estão as avenidas Luiz Gushiken, Vereador Geraldo Dias, Coleta Ferraz de Castro, Antônio Pincinato, José Mezzalira, Samuel Martins, Antônio Barcheta, Henrique Andrés, Pedro Clarismundo Fornari, Prefeito Luiz Latorre, Carmine Todaro, Engenheiro Tasso Pinheiro, Daniel Pellizzari e Carlos  Ângelo Mathion, além das ruas Quinze de Novembro, Álvaro de Oliveira Marcondes, Moçambique, Atílio Gobbo, Botucatu, São José dos Campos, Ângelo Mariotti e Estrada do Varjão.

As equipes operacionais de trânsito atenderam 24.211 ocorrências até novembro, e ainda apoiaram 2.900 solicitações para orientação e organização no fluxo de veículos durante a execução de obras ou realização de eventos. “A nossa atuação é para orientar o trânsito, organizar o fluxo e promover ações preventivas para reduzir sinistros”, comenta o diretor de Trânsito, Esdras Benedito Cintra Junior.

Atuação de agentes de trânsito durante eventos promovem segurança a motoristas e pedestres, um deles são as caminhadas da saúde

Um desses eventos foi a Caminhada da Saúde, organizada pelas UBSs Maringá e Comercial, que contou com a participação de moradoras desses bairros. “A gente se sentiu segura para caminhar com as amigas. A organização do pessoal da Prefeitura foi essencial para que a gente pudesse aproveitar o tempo todo”, elogia Claris Curtolo, frequentadora das atividades de saúde e de esportes.

Educação

Investimento em Educação para os pequenos, o Jardim do Trânsito teve as obras iniciadas em dezembro, com previsão de entrega para março de 2023.

No Mundo das Crianças, o projeto conta com a recriação de uma via pública que oferece a simulação completa do trânsito de uma cidade, com rua, ciclovia, ponto de ônibus, faixa de pedestre, guias rebaixadas, semáforos, estacionamentos e veículos. O objetivo é oferecer, de forma pedagógica e inclusiva, a formação de cidadãos com olhar para um comportamento com respeito, segurança e empatia. As atividades serão destinadas a crianças com idades entre 5 e 9 anos, de escolas municipais públicas e privadas.

Jardim do Trânsito, no Mundo das Crianças, ampliará as ações educativas destinadas às crianças de 5 a 9 anos

“As crianças são multiplicadoras dos cuidados no trânsito, e esse projeto chega para reforçar essa dinâmica. Elas aprendem desde a infância sobre a importância do uso de cinto de segurança, do respeito com a velocidade e espaço destinado a pedestres e ciclistas, além de entenderem de maneira lúdica sobre as normas para a segurança viária que evitam acidentes e preservam vidas”, ressalta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/03/retrospectiva-2022-plano-de-mobilidade-define-acoes-e-estrategias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original