Retrospectiva 2022: Prefeitura fortalece a internacionalização de Jundiaí

Publicada em 04/01/2023 às 11:31

Tal qual o bom vinho gerado através da uva, marca registrada de Jundiaí, a cidade que completou recentemente 366 anos tem algumas de suas qualidades baseadas também na harmonia e no equilíbrio. As experiências promissoras de gestão nos últimos anos levaram não só o município de 427 mil habitantes à 15ª posição no ranking de maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil, como também o projetaram mundo afora.

Tanto que a internacionalização de Jundiaí marcou positivamente o ano de 2022. “A articulação internacional voltou a ser feita de forma efetiva também por conta da notoriedade global que Jundiaí alcançou em diferentes setores nos últimos cinco anos”, apontou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Para exemplificar, recebemos, por duas vezes, o reconhecimento do estudo feito pelo Financial Times em que nos posiciona como a melhor do Brasil e entre as melhores das Américas para investimento internacional”.

Dona do oitavo maior parque industrial do Estado de São Paulo (IBGE 2019), a cidade teve um conjunto de ações que passou a ser reconhecido internacionalmente. A primeira delas, sem dúvida, foi o programa Cidade das Crianças, pela Rede Urban95 (da qual Jundiaí faz parte desde dezembro de 2020).

Em janeiro do ano passado, a convite da Fundação holandesa Bernard van Leer (referência mundial em Primeira Infância), Luiz Fernando e gestores da Prefeitura participaram do curso on-line internacional de formação das lideranças em políticas para a infância. A formação foi desenvolvida pela Academia Urban95 e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE). Todo o conteúdo foi ministrado por professores doutores da LSE Savvas Verdis e Philipp Rode, renomados acadêmicos e pesquisadores sobre temáticas urbanas.

Nove meses depois, definiu-se após uma reunião com representantes de outros municípios paulistas integrantes da rede (Campinas, Mogi das Cruzes e São José dos Campos), que Jundiaí será sede do 2º Encontro Latino-Americano da Rede Cidade das Crianças e Fórum das Infâncias, entre os dias 18 e 25 de março deste ano.

Desenvolvimento

Na área do desenvolvimento econômico, Jundiaí ultrapassou fronteiras com o lançamento da nova marca da internacionalização e da revista digital ‘Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil’, apresentadas na Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior feira de cidades inteligentes do mundo, em Barcelona (Espanha); na Cloud Expo Europe, em Paris (França), e na Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, também em solo francês. Os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, visitaram ainda a Station F, o maior campus de startup do mundo, e encerraram o circuito na inovadora Feira das Profissões.

“A participação em feiras internacionais, além de projetar ainda mais Jundiaí para o mundo e atrair novos negócios para a cidade, nos demonstrou que o planejamento adotado pela gestão está alinhado com o que está sendo realizado por grandes potências mundiais: com a oferta de educação que estimule as potencialidades das crianças, aberta à natureza e com apoio de tecnologia, saúde mais próxima do cidadão e apoiada em tecnologia, que é a grande base para o desenvolvimento de cidades inteligentes”, detalhou Parimoschi.

Em março, o Espaço Jundiaí Empreendedora passou a contar com o serviço do Balcão Exporta + Jundiaí, que visa capacitar, fomentar e incentivar a internacionalização da cidade, da economia e implementar uma cultura altamente exportadora. O agendamento é somente para empresas ou profissionais autônomos que estejam situados em Jundiaí – mediante comprovação de endereço, inscrição de CNPJ ou inscrição municipal.

Como parte da programação dos 366 anos de Jundiaí, a Prefeitura também apresentou ao setor produtivo local a versão impressa da revista, disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e mandarim – e do novo portal “Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil”.

Outro destaque foi a reunião entre representantes de Jundiaí e da cidade chinesa de Gaoyou para iniciar tratativas a fim de celebrar um acordo de cooperação que as tornem cidades irmãs. A reunião foi realizada conjuntamente com a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, e conduzida por José Mário Antunes, representante chefe da InvestSP na China.

. “Com as credenciais econômicas e tecnológicas que apresentamos, conseguimos deixar a nossa marca e mostrar que Jundiaí é uma boa cidade para se investir. O trabalho segue na direção de desenvolver ainda mais a nossa cidade”, afirmou Cristiano Lopes.

Mercocidades

Em dezembro, Jundiaí foi representada pelo prefeito Luiz Fernando na Cúpula das Mercocidades, em Montevidéu, no Uruguai. O encontro reuniu representantes de mais de 70 municípios de nove países sul americanos. De acordo com o prefeito, a consolidação de parcerias em redes internacionais também abre novas oportunidades para que a cidade receba investimentos externos para os programas prioritários, por exemplo, o Cidades das Crianças e o Cidade Inteligente – focado em desenvolver soluções tecnológicas para impactar positivamente na qualidade de vida.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/04/retrospectiva-2022-prefeitura-fortalece-a-internacionalizacao-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original