Atrações culturais da Festa da Uva começam já na abertura e seguem no primeiro fim de semana

Publicada em 11/01/2023 às 16:07

A 38ª Festa da Uva e 9 Expo Vinhos de Jundiaí, numa realização da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Associação Agrícola, começa nesta quinta-feira (12), às 19h, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Já a partir da abertura, já estão previstas atrações culturais, que seguirão ao longo deste primeiro fim de semana de programação.

Na noite de abertura, a programação começa às 19h, com a solenidade de abertura da Festa, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e demais autoridades locais e estaduais, além da Rainha e Princesas da Corte da Uva e da Banda São João Batista. Na sequência, ainda no Palco Interno – Uva Niagara, está prevista a realização da primeira Pisa da Uva desta edição, com o Grupo Folklorístico Stella Bianca, e, às 20h30, o show musical de Blues e Rock alternativo com a banda Mamata Rock no Coreto do Rock – Uva Máximo.

Já na sexta-feira (13), a programação vai das 18h às 22h, com as atrações musicais: o show “Uaixente Baineiro”, com João Fernandes, às 18h30; o show da banda Old Black Joe, às 19h; o show da banda Panela Preta, às 20h; os shows da banda Forró di Fole e “Flashback Experience” com a banda Flash Beat, às 20h30; além da presença de “free dancers” para interagir com o público e ensinar coreografias; os números de palhaçarias “A Cientista”, com a Cia. O que tem, Maria?, e “Cantinhos do Cururu”; as intervenções artísticas “Fadas e Duendes”, com a Cia. TD Artes, e “Histórias da Terra da Uva… você sabia?”, com o coletivo #PretaEu; e as brincadeiras lúdicas “Fora da Casinha”, das 19h30 às 21h30.

Tradicional Pisa da Uva será realizada na abertura da Festa. No fim de semana, ela será realizada sempre às 14h

A programação segue no fim de semana, o primeiro da Festa. No sábado (14), a programação inicia-se às 10h, com a saída do Encontro de Fuscas a partir do estacionamento do Paço Municipal em direção ao Parque e segue ao longo do dia com as participações do Grupo de Dança Geração 60+, Cia. de Danza Sikelel’y Negr’art, Rudy e Banda, Rhanna, Black Soul BR, Glaucia Chignolli e Banda, banda Johnny Groove, Soul Balanço, Johnny Faria Trio, banda SIGLA, banda Quatro Caras e Meio, Danielzito e a banda Rock Seixas, Escola de Samba União do Povo, Bloco do Galo Doido e Arco Íris Acadêmicos do Samba, além de grupos com intervenções artísticas e brincadeiras.

Já no domingo (15), a programação começa com o Passeio de Bike, com saída às 10h, do Portão 1 do Parque. As atrações do dia ficarão por conta de: Dance Company, Banda Portinau, Transport, Cabeça de Mamute, Danilo Luango, Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira, Karla Mantovani, banda Heróis das Cantigas, Renata Iacovino Quarteto, banda HD, Bloco do Rato e União da Vila. No domingo tem ainda, às 16h, o leilão de Frutas premiadas, no Palco Interno – Uva Niagara, além de intervenções, cortejos e brincadeiras.

Tanto no sábado quanto no domingo, é realizada ainda, às 14h, a tradicional Pisa da Uva, com o Grupo Folklorístico Stella Bianca, em frente ao Palco Interno – Uva Niagara. Em ambos os dias, às 16h30, os visitantes poderão acompanhar ainda no Parque o Cortejo da Uva, com as participações da Corte da Uva, vinhateiros, bandas musicais e outras intervenções artísticas. O percurso inicia-se no Palco Externo – Uva Isabel, onde também se encerra, às 17h30, com a realização do Brinde ao Pôr do Sol.

CONFIRA AS FOTOS DA CORTE DA UVA 2023

Quem visitar o Parque poderá ainda degustar e adquirir as delícias gastronômicas locais nos mais diversos sabores, entre os quais a principal atração da Festa, a Uva Niagara Rosada de Jundiahy, outras frutas da época e o vinho das adegas que compõem as Rotas Turísticas municipais, além de prestigiar o trabalho dos artesãos que compõem o programa municipal Jundiaí feito à Mão.

Repetindo o sucesso dos últimos anos, Casa do Colono promete a presença de mais de 40 artistas contratados

Mais Festa
A 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos segue por outros três finais de semana, no Parque da Uva – nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de janeiro e 03, 04 e 05 de fevereiro, com funcionamento às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados: das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.

O Parque fica na avenida Jundiaí, s/n. A entrada é gratuita, mas como ação solidária, sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível com destinação ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/11/atracoes-culturais-da-festa-da-uva-comecam-ja-na-abertura-e-seguem-no-primeiro-fim-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original