Cidade das Crianças: Prefeitura prepara ações para receber evento internacional

Publicada em 11/01/2023 às 12:26

Gestores da Prefeitura de Jundiaí iniciaram, nesta semana, uma série de reuniões para decisões estratégicas e monitoramento de ações voltadas à primeira infância. O objetivo é preparar Jundiaí, a Cidade das Crianças, para o evento internacional da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, que acontece entre 18 e 24 de março e têm foco específico na divulgação e discussão de políticas da primeira infância.

O evento contará com a presença de convidados ilustres, como o pedagogo italiano e fundador da Rede Internacional Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, além da Coordenadora dos Conselhos dos Meninos e Meninas de Buenos Aires, Paula Querido. A cidade receberá, também, visitantes e autoridades de outras cidades brasileiras e do exterior, que farão visitas em equipamentos públicos com a marca da primeira infância.

Reunião para alinhamento de detalhes será feita semanalmente

“Essa será uma excelente oportunidade de apresentar as políticas voltadas à primeira infância que são desenvolvidas no município. Essas ações foram iniciadas em 2017, por meio do Programa Cidade das Crianças, e estão cada vez mais consolidadas. As reuniões de monitoramento acontecerão semanalmente para deixarmos todos os detalhes alinhados entre as Unidades de Gestão”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Atualmente, Jundiaí possui mais de 30 ações voltadas ao tema. Dentre elas, destacam-se intervenções urbanísticas em áreas da infância, como as da Fábrica de Infâncias Japy; medidas focadas em segurança no trânsito; implantação de áreas para a infância; identidades visuais lúdicas em espaços públicos e demais equipamentos da Prefeitura; além da constante capacitação de servidores públicos, sobretudo os que atuam diretamente com as crianças.

O município conta, ainda, com ações já consolidadas, como o Mundo das Crianças; a Política de Desemparedamento da Infância, que faz parte dos conceitos do Programa Escola Inovadora; e os demais programas como o Pé de Infância, Pé de Ouvido e o Pé de Árvore. Em 2022 ainda foi aprovado o Plano Municipal da Primeira Infância, que contempla todas as ações que envolvem a infância, desde a gestação até seu desenvolvimento.

Evento terá foco na divulgação e discussão de políticas da primeira infância

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/11/cidade-das-criancas-prefeitura-prepara-acoes-para-receber-evento-internacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original