Em ação contra a dengue, Vigilância em Saúde vistoria imóveis

Publicada em 11/01/2023 às 08:00

Mais de 4,8 mil imóveis do Município recebem até o início de fevereiro vistoria das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A partir da ação é feito o levantamento de densidade larvária, com o objetivo de  identificar os principais tipos de criadouros do Mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Desde segunda-feira (9), estamos atuando em oito áreas, visitando as casas para essa primeira amostragem anual que mede a infestação do mosquito, aponta e permite a classificação dos tipos de criadouros, além de indicar os riscos de casos e surtos das arboviroses. A partir da avaliação de densidade larvária, chegamos aos Índices de Breteau (IB), de Infestação Predial e de recipientes por áreas/bairros da cidade, os quais norteiam as atividades preventivas”, explica a bióloga da VISAM, Gabriela Ballarin Leandro.

Todos os tipos de criadouros são classificados

Um dos primeiros bairros a receber as equipes foi a Vila Rami. Nos quintais, vasos de plantas e quaisquer objetos que podem acumular água foram rigorosamente analisados. A população também recebeu orientações sobre os criadouros potenciais, locais em que podem estar depositados ovos do Aedes aegypti e que, em contato com a água, podem eclodir e liberar larvas do mosquito.

“Com as temperaturas elevadas e as chuvas, os cuidados devem ser redobrados. De 3 a 4 dias, as larvas se transformam em pupa e depois de 4 dias em mosquito adulto, pronto para se alimentar de sangue. Na ação, também reiteramos a importância de a população ser proativa e atuar para prevenir o problema. É fundamental cuidar dos quintais e dos ambientes internos, eliminando os criadouros”, enfatiza a biomédica do órgão, Ana Lúcia de Castro Silva.

Moradores da Vila Rami, os aposentados João Carlos Villa e Benedito Nercio ressaltaram a importância da vistoria. “Eu sempre abro o portão e faço questão que entrem. Sei o quanto é importante tomarmos todos os cuidados”, comentou Villa. “Eu nunca tive dengue, mas temo. Também sempre fico atento”, emendou o vizinho.

Durante a visita, os cuidados para evitar as arboviroses são relembrados. Sr. Nercio ressaltou a importância de abrir o portão para a vistoria

O Município registrou em 2022, até o dia 21 de dezembro, 860 casos de dengue, sendo 638 autóctones e 222 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika. A VISAM aguarda resultados de exames para fechar o balanço do ano.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental percorrem os bairros, com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589- 6350 ou 4589-6340.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/11/em-acao-contra-o-mosquito-aedes-aegypti-equipes-da-visam-vistoriam-imoveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original