Produtores comemoram o início da 38ª Festa da Uva de Jundiaí

Publicada em 12/01/2023 às 22:01

Em cerimônia com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, autoridades, produtores e grande público, foi oficializada a abertura da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos Jundiaí, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, na noite desta quinta-feira (12). Produtores rurais demostraram entusiasmo com o retorno do evento após dois anos de paralisação.

“Também por conta deste período, acreditamos que a festa será um sucesso. Até porque teremos um final de semana a mais de duração. Tanto os produtores quanto o público estão aguardando ansiosos a volta da Festa da Uva”, comenta o produtor de uvas Maílson Zuchatti. “Na última edição, vendemos uma média de 2 mil quilos de uva rosada por final de semana, mas acreditamos que podemos superar este número neste ano”, completa o agricultor.

Na ocasião, o Governo do Estado de São Paulo esteve representado pelos secretários Roberto de Lucena (Turismo) e Marília Marton (Cultura). Também comparecem prefeitos e autoridades da região, além da Corte da Uva 2023. Após a cerimônia, foi realizada a tradicional pisa da uva.

Luiz Fernando Machado realiza a abertura oficial da 38ª Festa da Uva

O evento retorna com a novidade de oferecer quatro finais de semana de muita diversão, cultura, gastronomia, uvas e vinhos, artesanato e atividades infantis, iniciando no dia 12 de janeiro e finalizando as festividades em 5 de fevereiro. “Após 2 anos de pausa, o maior e mais importante evento da cidade de Jundiaí retorna para movimentar a economia, com a geração de postos de trabalho, valorização do agronegócio e dos produtores rurais locais e aquecimento do turismo com a vinda de público de diferentes regiões e estados do Brasil”, aponta o prefeito Luiz Fernando.

A expectativa é que mais de 240 mil visitantes passem pelo evento, e que a venda em produtos locais ultrapasse a casa do R$ 20 milhões nos quatro finais de semana de duração. Nesta edição, participam 179 expositores e mais de 800 artistas irão se apresentar. Assim como nos últimos anos, as boas-vindas aos visitantes ficará por conta do receptivo na Casa do Colono, com atores e cenários que resgatam a rotina e os costumes dos imigrantes italianos e a história da Uva Niagara Rosada de Jundiahy.

Rainha Lorena realiza a abertura da Tradicional Pisa da Uva

Para o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, a Festa da Uva de Jundiaí é um evento tradicional que celebra o potencial agrícola do interior do estado e impulsiona o desenvolvimento do turismo em toda a região. “A uva é a estrela, a protagonista de uma cadeia produtiva de grande impacto em vários segmentos do turismo, como a gastronomia, as rotas turísticas e ciclísticas, com impacto além do período de feira, em todo o distrito turístico de Serra Azul e região”.

Uma das surpresas deste ano será o Navio do Imigrante, reprodução dos transatlânticos responsáveis por trazer as famílias que fizeram de Jundiaí a Terra da Uva. Outra novidade é a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover a comunicação com deficientes auditivos. Também haverá uma campanha para reciclagem e descarte correto dos copos descartáveis.

“A Festa da Uva é o maior evento do agronegócio jundiaiense e tem na produção da Uva Niagara seu carro chefe, seja na venda das uvas e vinhos ou dos demais derivados como geleias e outros. Para os agricultores é uma oportunidade única de venda direta ao consumidor”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez (UGAAT).

Colonos realizaram uma animada recepção às autoridades antes da cerimônia de abertura

“Hoje celebramos a retomada desta que é uma das mais tradicionais festas do nosso calendário municipal, com a alegria de poder fomentar o trabalho de cerca de 800 trabalhadores de Cultura nos mais diversos segmentos, dos quais 40 atores e atrizes contratados para a Casa do Colono, atração que dá as boas-vindas aos visitantes”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

A Festa da Uva é uma ótima maneira de conhecer todos os empreendimentos turísticos de Jundiaí em um só local. Os expositores do evento são, em sua maioria, vindos das propriedades rurais, empreendimentos turísticos e gastronômicos da cidade, que apresentam aos visitantes parte de suas produções de vinho, doces, sucos, cachaça, frutas, quitutes e, claro, os principais pratos das rotas gastronômicas como o frango frito com polenta e a coxinha de queijo, que é considerada patrimônio imaterial da cidade.

Corte da Uva é oficialmente empossada e recebe os cumprimentos do prefeito Luiz Fernando

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/12/produtores-comemoram-o-inicio-da-38a-festa-da-uva-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original