Agentes comunitários de saúde participam de capacitação

Publicada em 13/01/2023 às 09:24

Cerca de 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) passam por capacitação, até esta sexta-feira (13), promovida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), na Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP). Nesta quinta (12), o tema abordado foi arboviroses.

“Neste momento, reunimos os profissionais que ingressaram a partir de 2020 para um treinamento com foco nas ações realizadas pela rede municipal de saúde para prevenção, promoção e recuperação da saúde. Os ACSs, ao atuar junto à comunidade, estabelecem o vínculo dos moradores com os equipamentos de saúde dos territórios, sendo fundamentais para a qualificação da Atenção Básica”, explica a apoiadora institucional da UGPS, Renata Piffer Pereira.

Em 40 horas, são enfatizados temas como: as políticas públicas da saúde, a organização do SUS, as doenças crônicas prevalecentes, além da importância da saúde bucal, da saúde mental, do Pré-natal e das vacinas para crianças, adolescentes e adultos.

Os ACSs atuam junto às comunidades. Treinamento reuniu profissionais que ingressaram a partir de 2020

“A partir da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), estamos reforçando as orientações para evitarmos as arboviroses: dengue, zika e Chikungunya, trabalhando tanto as questões relacionadas à saúde, como o acolhimento da população nos serviços, quanto as que fazem relação com o meio ambiente, como a adequação dos imóveis para evitarmos os criadouros do mosquito Mosquito Aedes aegypti. Os ACSs atuam conosco, diariamente, na conscientização da população”, frisou a biomédica do órgão, Ana Lúcia de Castro Silva.

Atualmente, Jundiaí conta com aproximadamente 180 Agentes Comunitários de Saúde alocados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em Clínicas da Família, com modelo de atendimento embasado em Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/13/agentes-comunitarios-de-saude-participam-de-capacitacao-na-egp/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original