Férias na Cultura: criançada ‘embarca’ em aventura teatral na Biblioteca

Publicada em 13/01/2023 às 16:34

Dezenas de crianças e seus cuidadores acompanharam, na tarde desta quinta-feira (12), a apresentação do espetáculo teatral “Os marinheiros”, com a Cia. Grifo de Teatro, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. A atração fez parte da programação de Férias na Cultura, iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) pelo programa municipal Cidade das Crianças para o período de férias escolares.

“Esta programação de ‘Férias na Cultura’ segue ao longo do mês, com atrações das mais diversas linguagens artísticas em quatro dos nossos equipamentos culturais. São atrações pensadas para que as crianças e jovens possam passar por experiências diferentes com seus cuidadores e amigos, ocupando esses espaços não só durante a programação, mas também ao longo do ano”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DA PROGRAMAÇÃO

“Os marinheiros” conta as aventuras da busca do tesouro do capitão Bonança

Irati Silva, moradora do Rio Acima, aproveitou para levar o filho Jefferson (oito anos), Jéssica (três anos) e a sobrinha Isabella (11), que mora na capital e está passando uns dias das férias com os primos. “Soubemos da programação e o dia começou cedo para aproveitar. Pela manhã, fomos ao Parque da Cidade e passamos na Fábrica das Infâncias Japy antes de vir para a Biblioteca. Temos que aproveitar essas programações, pois elas criam memórias para as crianças. O Jefferson se lembra de vir desde pequeno aqui na Biblioteca e, para a Jéssica, que tem autismo, experiências e contatos são interessantes”, comentou Irati.

Inspirada na peça “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, “Os marinheiros” trouxe a saga de Sebastião (interpretado por Luan Silva), Julião (Matheus Ferreira) e João (Renan Venart) à procura da herança do capitão Bonança para sua neta, a pobre menina Maribel, enquanto driblam os percalços causados pelo pirata Perna de Pau.

A peça foi apresentada nos corredores da Biblioteca, em frente a um navio de madeira montado no local. A bibliotecária Michele Bueno explica que a instalação, além de conversar com o enredo da peça, ficará disponível para que a criançada brinque durante as férias. “O cenário conversou muito bem com o enredo desta peça, mas ficará montado para outras atividades, como contações de histórias ou para o uso livre em brincadeiras, como por exemplo, para que as crianças brinquem de Peter Pan, fada Sininho e Capitão Gancho”.

Irati, Jéssica, Isabella e Jefferson encerraram o dia de atividades culturais tirando foto com o elenco da Cia. Grifo de Teatro

Mais “Férias na Cultura”
Nesta sexta (13), a programação traz a oficina “Natureza que inspira”, com Juliana Fernandes, às 14h, na Fábrica das Infâncias Japy, e a contação de história com oficina “Brasilidades”, com a Cia. Rabo de Cutia, às 16h, na Biblioteca.

Já no sábado (14), na Fábrica tem a contação de histórias com Origamis, com Irene Matsue Tanabe, às 10h30, e, na Biblioteca, a intervenção “Lê no Ninho com brincadeiras musicais” para crianças até quatro anos, previamente inscritas, a partir das 11h.

E no domingo (15), na Fábrica, às 10h30, tem a intervenção “Além do Muro: Cultura, entretenimento e jogos de tabuleiro”, a partir das 10h30.

E no domingo (15) ainda, às 16h, começa a programação “Do Poly para as crianças”, no Teatro Polytheama. O espetáculo da estreia será “Circus – A Nova Tournée”, da Cia. Circo de Bonecos. Numa tenda de circo montada sobre o palco, Claudio Saltini e Teka Queiroz manipulam bonecos feitos por Marco Lima, e, sem truques ou efeitos especiais, lhes dão vida, numa apresentação carismática de alto nível.

Para assistir ao espetáculo, vencedor do Prêmio APCA 2000 na categoria Melhor Espetáculo de Animação, os ingressos gratuitos poderão ser retirados a partir das 10h30 do sábado (14), pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro. Cada interessado pode retirar até dois ingressos.

A programação completa e os detalhes de todas as atrações podem ser conferidos no site da Cultura.

Programação de “Férias na Cultura” segue até o final do mês, com atrações gratuitas em quatro equipamentos culturais da cidade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/13/ferias-na-cultura-criancada-embarca-em-aventura-teatral-na-biblioteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original