Secretária estadual de Cultura escolhe Jundiaí para primeira visita oficial

Publicada em 13/01/2023 às 16:32

Jundiaí foi o Município escolhido pela nova secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Marilia Marton, para a realização de sua primeira visita fora da capital desde que foi empossada pelo Governo do Estado de São Paulo. Antes de sua participação na abertura da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos, na quinta-feira (12), a nova titular da pasta iniciou sua agenda pelo Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), onde foi recebida pelo gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, e diretores.

Durante a visita pelos diversos ambientes do Expressa – como o Museu Ferroviário, a Sala Jundiaí de espetáculos, o espaço administrativo e a plataforma de desembarque em processo de revitalização -, Marília conheceu ainda detalhes sobre as frentes de trabalho da Prefeitura desde 2017 para a revitalização do local e do novo conceito de ocupação ali implementado.

Durante a visita ao Museu, Marilia conferiu a instalação que simula a sala de espera de uma estação ferroviária do século passado

“É muito significativa a escolha da Marilia em visitar Jundiaí, conhecer as frentes de trabalho pela preservação do patrimônio local e pelo incentivo e fomento aos trabalhadores de Cultura e Economia Criativa no Município. Trata-se ainda de uma agenda conjunta importante para o alinhamento de trabalhos futuros, inclusive para a retomada das tratativas iniciadas com a pasta para a instalação aqui no Expressa da ‘Fábrica de Cultura 4.0’, equipamento voltado à produção e valorização de Cultura”, comentou Peroni.

“Fiz questão de vir para Jundiaí e passar no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, e notar a preservação desse equipamento histórico da cidade, que será um polo cultural maior ainda. Já a Festa da Uva é um dos eventos mais tradicionais do estado de São Paulo e quando falamos de cultura, falamos de história, das nossas raízes. E não há investimento maior na cultura do que conhecermos e recordarmos a nossa identidade. Perdemos isso ao longo do tempo e é muito significativo ver os artistas representando as origens italianas e chegarmos até aqui, na 38ª edição desta festa linda, alegre, em uma cidade maravilhosa. Tudo isso é fruto de muito trabalho e de uma boa liderança do prefeito do Município”, destacou a secretária.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/13/secretaria-estadual-de-cultura-escolhe-jundiai-para-primeira-visita-oficial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original