Exposição sobre Patrimônios Culturais está de volta ao Museu para visitação durante a Festa da Uva

Publicada em 14/01/2023 às 08:26

Para receber os milhares de visitantes esperados para a 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) trouxe de volta ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, no Centro, a exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí”.

“Em cartaz em outubro e novembro do ano passado, “Patrimônios Culturais” está de volta, por retratar e homenagear alguns dos patrimônios e identidades do Município. Além de ser uma excelente sugestão para quem é de Jundiaí, é também a nossa indicação para quem vier para cá durante a Festa e quiser conhecer mais sobre a nossa cidade e esticar a visita até o Centro Histórico, onde está localizado o Museu”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Visitação ao Museu é uma boa pedida para quem esticar até o Centro durante os dias de Festa da Uva

A exposição, que começa por retratar as origens de Jundiaí, dedica diversos de seus ambientes para tratar da relevância de lugares como o Teatro Polytheama, Hospital São Vicente de Paulo, Clube 28 de Setembro, Serra do Japi, Arquivo Histórico, o Centro das Artes, além do próprio Solar, onde o Museu está sediado.

Personalidades da cidade também têm o seu destaque na exposição, como as famílias Queiroz Telles, Paes e Brunherotto, residentes do Solar, o jardineiro Adão e Albina Maria de Jesus, a Nhá Lau, senhora escravizada e símbolo de luta e resistência. Outras figuras em destaque são Carlota Edith Barbieri, mais conhecida por Maria dos Pacotes; Milton Domingos, mais famoso pelo nome de Carlitos; e Zé Carioca, pseudônimo do músico jundiaiense José do Patrocínio Oliveira, eternizado por seus trabalhos com Carmen Miranda e pela inspiração na personagem dos estúdios Walt Disney.

E exposição fica em cartaz no museu até a segunda metade de fevereiro. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e funciona de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/14/exposicao-sobre-patrimonios-culturais-esta-de-volta-ao-museu-para-visitacao-durante-a-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original