Gastronomia une tradição e inovação na Festa da Uva

Publicada em 15/01/2023 às 20:00

Que a gastronomia é um dos pontos fortes e uma das principais atrações da 38° Festa da Uva todos já sabem. Pratos tradicionais como o frango frito, a polenta fritas, as massas e a tradicional coxinha de queijo nunca saem da moda e possuem um público fiel aonde quer que estejam. Na edição deste ano, no entanto, muitas novidades gastronômicas estão agradando os visitantes e fazendo com que diferentes opções estejam disponíveis para quem deseja jantar, almoçar ou fazer um lanche rápido durante o dia.

Neste domingo (15), as famílias jundiainses mantiveram a tradição e compareceram ao parque logo cedo para curtir os diversos atrativos da festa. E a gastronomia, como sempre, foi a atração principal. Morador de Jundiaí há 25 anos, o empresário Adílson Morethes é daqueles que preferem a tradição. “Venho para a festa todo ano há muito tempo e procuro sempre os pratos tradicionais como o frango frito, a polenta e a coxinha de queijo”, comentou enquanto aguardava na fila do Kioske da Roseira.

Já aqueles que visitam a festa pela primeira vez optam por outras opções como a costela de chão. “O cheiro me atraiu e não me decepcionei. Realmente o prato estava muito bom”, relata o comerciante Fernando Barbosa, que também elogiou os chopes artesanais. “A variedade é muito grande e todos são de excelente qualidade”, completa.

Frango e polenta fritos são dois dos pratos mais procurados pelos visitantes

Outras opções que são novidade este ano são o torresmo de rolo, a costelinha suína com molho barbecue, o joelho de porco, o baião de dois, o churrasquinho grego e o rojão suíno. Espalhadas pelo parque, as barracas de entidades beneficentes oferecem ainda salgados, lanches, pipocas e sorvetes. E, como não poderia faltar, a praça de alimentação conta com os tradicionais doces caseiros, que são vendidos por peso e sistema de self service.

O Espaço Bambino, dedicado à alimentação e à recreação infantil, é mais uma novidade desta edição, e traz opções que as crianças adoram, como cachorro quente, maçã do amor, muita batata frita e outros.

No quesito bebidas, a uva Niagara Rosada de Jundiahy está presente também em formato de chope artesanal. A união entre a Cervejaria Prisma, de Campo Limpo Paulista e a Fermentaria Local, de Jarinu, fez nascer o chope de uva niagara rosada. “A invenção foi pensada especialmente para a Festa da Uva, já que a niagara rosada é um símbolo de Jundiaí e toda a Região. É uma cerveja feita de maneira natural, com 100% de ingredientes vindos de cidades do estado de São Paulo”, comenta Allan Maple, criador da receita.

Outras invenções oferecidas pelos expositores são o pão de uva, a coxinha de uva e o brigadeiro de vinho. Para mais fotos, acesse o Flickr da Prefeitura de Jundiaí

O torresmo de rolo é uma novidade que tem feito sucesso na Festa da Uva

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/15/gastronomia-une-tradicao-e-inovacao-na-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original