Jundiaí terá Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização

Publicada em 18/01/2023 às 18:15

O trabalho contínuo da Prefeitura de Jundiaí para fortalecer o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo, a geração de renda e empregos na cidade tem mais um passo a ser dado. O novo desafio diz respeito à criação do primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII).

A apresentação do plano de trabalho foi feita pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta terça (17), no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping (piso G3). Neste primeiro momento estarão envolvidos gestores municipais, servidores, órgãos ligados ao poder público, entidades e conselhos municipais.

Numa segunda etapa, após as oficinas de capacitação e coleta de dados, o plano municipal será discutido com toda a sociedade, por meio de um seminário. A elaboração tem prazo de nove meses, com suporte dos profissionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) – entidade que completa 90 anos em março de 2023.

PREFEITO LUIZ FERNANDO CHAMADO FALA AOS GESTORES E DIRETORES DA PREFEITURA DURANTE REUNIÃO DE TRABALHO DO PLANO MUNICIPAL
Prefeito Luiz Fernando Machado, durante a reunião de trabalho: “Desenvolver a cidade sem perder a qualidade de vida”

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos.

“O estímulo à cultura empreendedora é uma das nossas prioridades, mas é preciso buscar esse desenvolvimento sem perder a qualidade de vida. Já temos uma base qualificada, bem construída e com resultados recentes, como a classificação de 15ª maior economia do Brasil divulgada recentemente. Temos de potencializar o que tem sido feito na cidade”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ele também lembrou do primeiro Plano Diretor do município, feito em 1969 pelo então prefeito Vasco Antonio Venchiarutti. “A cidade tem história no que diz respeito ao planejamento e quando escolhemos Jundiaí para ser a ‘Cidade das Crianças’ foi também pensando no futuro, num governo que não deixe ninguém para trás, que inclua as pessoas. O Plano de Desenvolvimento Econômico deve ser construído por todos e que ele nos dê resultados para apresentá-los à sociedade e que seja efetivamente executado”.

REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, QUE DARÃO SUPORTE AO PLANO MUNICIPAL, EXPLICAM COMO VAI FUNCIONAR A METODOLOGIA AOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO
Trabalho de elaboração do plano vai durar nove meses e terá cinco fases distintas até a conclusão: desenvolvimento econômico e social

Conexão com o futuro

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou algumas ações do governo municipal voltadas ao desenvolvimento econômico, como a geração de renda, a qualificação profissional e a valorização do empreendedorismo. “O trabalho neste eixo é uma das nossas prioridades e alguns indicadores mostram o tamanho da importância do município. Você não constrói a cidade apenas no período em que a governa, precisa haver essa conexão com o futuro das pessoas. É nisso que temos trabalhado e os números mostram que estamos no caminho certo”.

Segundo Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, os bons indicadores e ações de Jundiaí no fomento à economia devem ser ampliados. “A criação do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização tem objetivos claros: ampliar as possibilidades de negócio na cidade, priorizando os pequenos empreendedores, além da geração de emprego e renda, que vão alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico e social de Jundiaí”.

Mestre e doutor em Sociologia, Paulo Silvino Ribeiro será o coordenador da FESPSP neste suporte para elaboração do plano. “Jundiaí se destaca pelo potencial, mesmo em comparação com capitais do Brasil. O que vamos fazer é pensar efetivamente neste fortalecimento do desenvolvimento econômico e social, desde o plano de trabalho até o apoio efetivo à construção do Plano Municipal”.

Participaram da reunião os gestores Maria Brant de Carvalho Falcão (Desenvolvimento Social), Fernando de Souza (Negócios Jurídicos e Cidadania), Thiago Maia Pereira (Inovação e Relação com o Cidadão), Gustavo Maryssael (Casa Civil), Eduardo Alvarez (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), Simone Zanotello de Oliveira (Administração e Gestão de Pessoas), Sinésio Scarabello Filho (Planejamento Urbano e Meio Ambiente) e Luís Cláudio Tarallo (Esporte e Lazer), o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi de Luca e a diretora-presidente da Escola de Gestão Pública, Clara Maria de Souza Magalhães, além de diretores e servidores das demais unidades de gestão.

EM PÉ, O GESTOR JOSÉ ANTONIO PARIMOSCHI FALA NA REUNIÃO SOBRE AS METAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE JUNDIAÍ NA REUNIÃO
Gestores José Antonio Parimoschi e Cristiano Lopes estarão à frente da coordenação do plano municipal

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/18/jundiai-tera-plano-municipal-de-desenvolvimento-economico-inovacao-e-internacionalizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original