Festa da Uva: Vilas Italiana e do Vinho dão as boas-vindas aos visitantes

Publicada em 19/01/2023 às 12:08

Ao som de canções italianas clássicas, como “Quel mazzolin di Fiori” e “Mérica, Mérica”, as boas-vindas aos visitantes da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí ficam por conta do receptivo artístico com atores na Vila Italiana.

Já uma marca da Festa, o espaço fica no pavilhão principal do Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em percurso montado para o público na sequência da exposição de uvas e frutas premiadas, composto pela Casa do Colono, vinhedo, oficina de trabalho e capela, com a interpretação de mais de 40 atores da região contratados, com figurino e em cenografia de época.

Na Vila Italiana, atores do receptivo levam os visitantes à realidade dos imigrantes recém-chegados à Terra da Uva

“A Vila Italiana é uma das marcas do novo formato da Festa, que privilegia as tradicionais locais. É uma ocasião para que o visitante entre em contato – ou retome um contato afetivo – com a rotina desses imigrantes recém-chegados à Jundiaí que, em tempos, se tornaria a Terra da Uva, como suas tradições orais, seus hábitos alimentares, sua rotina de trabalho e outros costumes”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Novidade
Este ano, além da Vila Italiana, o pavilhão principal ganhou ainda, em frente ao palco Uva Niagara Rosada de Jundiahy, o espaço Vila do Vinho. Além das barracas das adegas da cidade, o espaço conta ainda com uma nova instalação artística: um Navio a vapor.

Também com a presença de atores do receptivo, o navio reproduz as condições do meio de transporte utilizado pelos imigrantes para chegar ao continente americano, após uma viagem que podia durar semanas, a depender do período e das condições climáticas.

Na Vila do Vinho, uma das novidades é o navio a vapor, com que os visitantes podem interagir

Mais Festa
A Festa da Uva e Expo Vinhos segue nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de janeiro e 03, 04 e 05 de fevereiro, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), que fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú. Às sextas-feiras, a Festa vai das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.

A entrada é gratuita, mas como sugestão de ingresso solidário, são arrecadados alimentos não perecíveis nas entradas do Parque para destinação ao Fundo Social de Solidariedade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/19/festa-da-uva-vilas-italiana-e-do-vinho-dao-as-boas-vindas-aos-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original