Agenda Cultural: Festa da Uva é o destaque do final de semana
Publicada em 20/01/2023 às 09:03O final de semana em Jundiaí está com diversas ações e atrações culturais programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que contemplam diversos públicos e todas elas com entrada gratuita.
O grande destaque é o segundo final de semana da 38ª edição da Festa da Uva de Jundiaí e 9ª Expo Vinhos 2023, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, com atrações de sexta-feira (20) até domingo (22), com opções culturais, recreativas, gastronômicas e claro para as compras de uva e outras frutas, excelentes tipos de vinho e muito artesanato.
A programação completa deste segundo final de semana pode ser conferido em Segundo fim de semana de Festa da Uva traz mais atrações artísticas gratuitas para o público | Notícias (jundiai.sp.gov.br)
Mas a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou outras ações para atender todas as faixas etárias, com atrações gratuitas em seus equipamentos culturais, como o “Férias na Cultura”. Confira a programação de cada equipamento cultural neste final de semana:
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
Nesta sexta-feira (20), das 16h às 17h, tem contação de história com Luiza Bitencourt e Gabriel Pereira. Na oportunidade acontece a apresentação de “Contos Mirabolantes”, com histórias inusitadas com monstros, insetos, princesas e muitas aventuras. Histórias para toda a família se divertir, se impressionar e refletir, com acompanhamento musical ao vivo.
Na sequência, das 17h às 18h, os atores Luiza Bittencourt e Edivaldo Zanotti realizam a Oficina do Ponto ao Conto, para a participação de 20 crianças de todas as idades, sendo que as menores de oito anos deverão estar acompanhadas por seus pais ou cuidadores. Os participantes vão receber um kit com lãs, linhas, tecidos e juntos vão construir fantoches.
Já no sábado (21), mais duas ações: das 10h às 12h início do Curso Livre: manual prático para leitura, com o professor Gustavo Salmazo, com vagas para 40 participantes a partir dos 12 anos. Inscrições na Internet pelo formulário. E das 11h às 12h, os atores da Cia. Rabo de Cutia apresentam a história “ resgatando o fio das velhas histórias”, um espetáculo divertido e lúdico reunindo três contos tradicionais das culturas indígena, africana e brasileira.
A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h. Mais informações 4527-2110.
A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana (sexta, sábado e domingo) as seguintes apresentações para o público infanto-juvenil:
Nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, aberto para crianças a partir de 4 anos, contação de histórias e confecção de bonecas abayoni, com Silvia Marcelino, integrante do coletivo #PretaEu que desde 2016 divulga a história e cultura afro-brasileira.
No sábado (21), com início às 10h30, apresentação de “ Suítes Clássicas”, com coreografias de Ballet Clássico de Repertório e suas variações, Coreografias Neoclássicas e Contemporâneas como proposta de difundir a dança e envolver os participantes em uma experiência única, voltada para crianças de 07 a 11 anos.
Para o domingo (22), a partir das 10h30, contação de história, “O tesouro do vovô”, com os atores da Cia. Inspirarte, para crianças de 07 a 11 anos. A história dos primos Bruno, Nanda e Duda são o destaque da apresentação dessa história de origem africana.
A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.
O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Até o dia 12 de fevereiro o público poderá visitar a exposição “ Palavras em Coisas”, que reúne as obras das artistas Anna Souza e Camila Brandão, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a partir da mostra selecionada pelo edital Expo Artes 2022.
Com entrada gratuita, “Palavras em Coisas” é uma exposição que mobiliza a sobreposição de sentidos dentro das múltiplas linguagens das artes visuais, flexionando as manifestações semióticas da linguística e construindo plasticamente um universo de possibilidades.
Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Entrada gratuita. Mais informações 4568.2326.
Pela programação de “Férias na Cultura”, o Teatro traz como programação os espetáculos ‘Do Poly para as crianças’, com entrada gratuita, sempre às 16h.
Neste sábado (21), a Cia. Pé do Ouvido apresenta “Os filhos de Iauaretê, a onça-rei”, espetáculo que conta a história de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da jovem indígena Kamakuã. Juruá é um excelente caçador que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Iauaretê-Mirim é um solitário canoeiro que vive buscando o sol e caçando as estrelas e, por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, a peça convida o público a refletir sobre o bem viver entre nós e a Terra.
Já neste domingo (22) a Cia. Truks apresenta a peça “Sonhatório”, que traz as aventuras de três supostos loucos do Sanatório Boa Cabeça. À hora do almoço, por não ter o que comer ou que beber, os amigos resolvem brincar com os objetos que à sua volta e partem para uma deliciosa viagem pela imaginação, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Questionando se de fato eram eles os loucos, os personagens trazem ao público um dos melhores remédios: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. E transformam o que seria um sanatório em um “sonhatório”.
Os ingressos gratuitos para cada um dos espetáculos ficarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro e pela internet, na plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior a cada apresentação. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.
Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama
Até o dia 14 de fevereiro o público poderá conferir a exposição “ Nebulosas”, da artista Gina Dinucci, mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp).
O projeto constitui-se em cinco pinturas produzidas em aquarela sobre papel de 1,5mx4,9m, resultado das ilustrações criadas para um projeto futuro: um livro infantil.
O horário de funcionamento da Galeria é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h. Entrada gratuita.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original