Oficina ‘abayomi’ e contação de história agitam a Fábrica das Infâncias Japy

Publicada em 20/01/2023 às 17:47

Em mais uma atividade gratuita das Férias na Cultura, a Fábrica das Infâncias Japy recebeu na tarde desta sexta-feira (20) a oficina de confecção de boneca “Abayomi”. Acompanhada de contação de história sobre a tradição da boneca, a atividade foi mediada pelas oficineiras Silvia Marcelino e Onyx Jamaican, do Coletivo #PretaEU, e, devido ao sucesso de público, precisou ser repetida em duas turmas.

“Com foco no público infantojuvenil, pelo programa municipal Cidade das Crianças, esta programação de férias foi pensada para que as famílias ocupassem cada vez mais os nossos equipamentos culturais. E felizmente é isso que temos visto, com cada vez mais público nas atrações. Inclusive com a necessidade de abrir mais apresentações para contemplar todos os presentes, como hoje na Japy e também na Biblioteca Municipal”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DAS ‘FÉRIAS NA CULTURA’

Oficineiras aproveitaram para contar a história da boneca enquanto davam as explicações para sua confecção

Jéssica Lobato, moradora do Jardim do Lírio, soube da atividade quando já estava na Fábrica, acompanhada da filha Pérola Jopia, de 3 anos e meio. “Já viemos aqui tantas vezes que eu já perdi a conta. Só nas férias já foram cinco vezes”, brincou. “Eu não sabia desta atividade, mas assim que vi a equipe do coletivo me lembrei do presépio deles que vi no Solar do Barão. Acho a atividade muito importante, pois compartilha com as crianças uma parte importante da História e fala da importância da ressignificação por meio do empoderamento”.

Enquanto dava as instruções para a confecção, Silvia contava sua versão sobre o surgimento das bonecas para os participantes. “‘Abayomi’ vem do idioma Yorubá e, entre tantos significados e versões da história, quer dizer ‘o melhor de mim para você’. Eram feitas com tiras de panos rasgadas das saias das mulheres negras para dar às crianças, tiradas de suas famílias e a bordo dos navios para serem escravizadas”, compartilhou a oficineira, aproveitando para convidar os presentes para prestigiar o Coletivo em sua participação no evento “Tô Dentro”, no Galpão Criativo da TVTEC, e nas brincadeiras infantis e cortejos da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos.

Além da oficina e da contação, as crianças pularam amarelinha africana, baseada em tradição moçambicana.

Pérola e Jéssica surpreenderam-se com a atividade durante visita à Fábrica das Infâncias Japy

Mais Férias na Cultura
A programação gratuita segue ao longo de todo o mês de janeiro. Este fim de semana, ainda na Fábrica das Infâncias Japy tem, sempre a partir das 10h30: no sábado (21) a apresentação de dança “Suítes Clássicas”, com coreografias de Ballet Clássico de Repertório e suas variações, Coreografias Neoclássicas e Contemporâneas; e no domingo (22), a contação de histórias “O tesouro do vovô”, que conta as aventuras de Bruno, Nanda e Duda são primos que vivem uma deliciosa aventura em busca da senha do wi-fi da casa do avô.

Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot traz, no sábado (21), às 10h, o primeiro encontro do Curso livre: manual prático para leitura, com Gustavo Salmazo, e às 11h a contação de história “Resgatando o fio das velhas histórias”, com a Cia. Rabo de Cutia.

No Teatro Polytheama, as atrações integram também a programação ‘Do Poly para as crianças’, com entrada gratuita, sempre às 16h. No sábado (21), a Cia. Pé do Ouvido apresenta “Os filhos de Iauaretê, a onça-rei” e no domingo (22) a Cia. Truks apresenta a peça “Sonhatório”. Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro e pela internet, na plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior a cada apresentação. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

A programação completa das “Férias na Cultura” pode ser conferida no site da Cultura.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/20/oficina-abayomi-e-contacao-de-historia-agitam-a-fabrica-das-infancias-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original