Secretário de Agricultura do estado visita a Festa da Uva nesta sexta (20)

Publicada em 20/01/2023 às 18:24

O segundo final de semana da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos começou nessa sexta-feira (20) com a presença do novo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Júlio Junqueira Queiroz. Junqueira chega a Jundiaí para prestigiar a tradicional Exposição e Julgamento de Uvas e Demais Frutas e Hortaliças, que acontece nas quatro sextas-feiras do evento.

Após a votação, as frutas premiadas ficam expostas durante o final de semana para serem leiloadas na tarde de domingo. Qualquer visitante pode participar e dar o seu lance, e todo o dinheiro arrecadado com o leilão é doado ao Fundo Social de Solidariedade (Funss) através da Associação Agrícola de Jundiaí.

“Após este período de paralisação, hoje comemoramos a vida e a importância do turismo e do agronegócio para o estado de São Paulo. Jundiaí é uma cidade muito relevante por sua atuação no setor rural e a Festa da Uva promove justamente a valorização dos pequenos e médios produtores, que são tão fundamentais neste processo”, afirma Junqueira.

Secretário Antônio Junqueira é recebido por autoridades e pela Corte da Uva
Secretário Antônio Junqueira é recebido por autoridades e pela Corte da Uva

Os agricultores locais podem participar das exposições trazendo: caixas de Uva Niagara Rosada de Jundiahy, Niagara Branca e/ou Mista (Niagara Rosada e Branca embaladas na mesma caixa), e uvas de outras variedades; outros frutas (pêssego, atemóia, pitaya, citros, goiaba, banana, etc); e hortaliças (folhosas, de fruto e tuberosas).

“O concurso mobiliza os agricultores e valoriza o nosso maior patrimônio que é a Uva Niagara Rosada de Jundiahy. A vinda do Secretário no início do mandato dá ainda mais prestígio ao Agronegócio de Jundiaí”, relata o gestor da Unidade de Gestão de Abastecimento, Agronegócio e Turismo, Eduardo Alvarez.

Nesta edição, a novidade é a categoria “Super Campeão com a Uva Niagara Rosada de Jundiahy”, destinada aos agricultores participantes, com premiação em dinheiro. Esta variedade é o motivo da criação da festa, já que em 1933, graças a uma mutação ocorrida em Jundiaí, a coloração característica rosada foi identificada pela primeira vez. O “Super Campeão – Uva Niagara Rosada de Jundiahy” será o agricultor que obtiver maior número de pontos durante os quatro finais de semana da 38ª Festa da Uva, em todas as categorias da Uva Niagara Rosada de Jundiahy.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/20/secretario-de-agricultura-visita-a-festa-da-uva-nesta-sexta-20/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original