Festa da Uva movimenta o setor hoteleiro e o turismo em Jundiaí

Publicada em 21/01/2023 às 08:00

O primeiro final de semana da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos foi um sucesso não só entre os jundiaienses, mas também entre os turistas que vieram de outras cidades e até de outros estados para conhecer e prestigiar o evento. Com isso, foi registrado um aumento de 30% na taxa de ocupação dos hotéis nos primeiros dias do evento. Na última edição, em 2020, Jundiaí recebeu visitantes de 26 estados diferentes para prestigiar o maior do tema do estado de São Paulo.

Neste ano, o número de estados dos quais saíram turistas rumo à Festa da Uva já alcançou 25. De acordo com pesquisa realizada pelo Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e turismo (UGAAT), Jundiaí recebeu moradores de 209 cidades e de 25 estados, mais o Distrito Federal. Foram mais de 50 mil visitantes neste primeiro final de semana e 55% deles são turistas. Destes, 89% afirmam que certamente voltarão na Festa em uma nova oportunidade. Para o próximo final de semana, a expectativa é que o número de pessoas que passem pelo Parque da Uva seja ainda maior.

“A Festa da Uva de Jundiaí é uma grande vitrine da cidade. Aqui estando, os visitantes conhecem mais que a uva Niagara Rosada de Jundiahy, mas suas Rotas Turísticas, os ativos da infância pelo programa Cidade das Crianças, os serviços de excelência disponíveis, além de movimentarem a economia local nos mais diversos setores”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Os visitantes movimentam não apenas os stands da festa e o ramo hoteleiro, mas também os postos de gasolinas, supermercados, padarias e praticamente todo o setor de serviços. “Um dos grandes desafios do Turismo é aumentar a permanência do turista em nosso território. E esses dados mostram um resultado positivo para o trabalho que estamos desenvolvendo”, afirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Empreendimentos das Rotas Turísticas também se beneficiam com a realização da Festa da Uva. Muitos dos turistas, além de visitarem o evento, aproveitam para conhecer os atrativos de turismo rural e enoturismo da cidade, o que intensifica o efeito multiplicador positivo relacionado ao evento. “Guias de turismo, agências receptivas e outros elos da cadeia produtiva acabam também sendo diretamente impactados de maneira positiva, uma vez que todo o cluster turístico da cidade acaba se envolvendo com a Festa da Uva. Além disso, estes turistas tem a tendência de, após visitarem a Festa, retornarem ao longo do ano, o que garante o efeito positivo da Festa à médio prazo no turismo da cidade”, informa Marcela Moro, Diretora de Turismo.

Turistas tiram fotos com os colonos italianos na Festa da Uva
Turistas tiram fotos com os colonos italianos na Festa da Uva

Pesquisa

Durante a 38ª Festa da Uva de Jundiaí, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) irá realizar uma pesquisa de campo para conhecer o perfil do público do evento. Os questionários serão conduzidos pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), juntamente com o Departamento de Fomento ao Turismo e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e a Gestão Adjunta de Governo, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí.

O levantamento visa entender o perfil do público da Festa da Uva, entre moradores e visitantes, captando suas opiniões sobre o evento e suas previsões de gastos durante o período das celebrações, que ocorrem até o dia 5 de fevereiro. O intuito da pesquisa é compreender as necessidades dos visitantes para a definição de políticas públicas que melhorem as próximas edições do evento.

Além dos estudos e previsões baseados em dados do turismo em todo o Estado de São Paulo, o CIET também realiza treinamentos de capacitação em pesquisas de campo para voluntários. Durante os quatro finais de semana do evento, alguns desses voluntários estarão presentes realizando os questionários que resultarão em um estudo de percepção da maior festa de Jundiaí. 

Público visita a exposição de uvas premiadas durante a Festa
Público visita a exposição de uvas premiadas durante a Festa

A Festa

A Festa da Uva abre seus portões nas sextas-feiras às 18h e às 10h aos sábados e domingos, com entrada gratuita. A programação completa do final de semana pode ser acessada no site oficial da festa. Os visitantes podem colaborar com o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí fazendo a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada no evento.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/21/festa-da-uva-movimenta-o-setor-hoteleiro-e-o-turismo-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original