Espaços infantojuvenis na Festa da Uva são inspirados na Cidade das Crianças

Publicada em 22/01/2023 às 08:00

Entre as instalações voltadas para o público infantojuvenil, a 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí conta com o Espaço Cidade das Crianças, nome do programa da Prefeitura que concentra as políticas públicas para as infâncias no município.

Montado no Parque da Uva, ao lado do Palco Uva Ribas e da entrada para o Fundo Social de Solidariedade (Funss), o Espaço Cidade das Crianças conta com atrações montadas seguindo os conceitos de Redes mundiais das quais o Município é signatário, como a Rede de Cidade das Crianças – concebida pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci -, e da Rede Urban95 – idealizada pela Fundação Holandesa Bernard Van Leer e que faz referência à altura média em centímetros de uma criança de três anos de idade.

No Espaço Cidade das Crianças, uma das instalações é um ambiente inspirado nos Parques Naturalizados, espaços como o da Fábrica das Infâncias Japy, montado a partir de elementos como troncos, cordas, galhos, terra ou gramado.

Instalações no Espaço são inspiradas nos Parques Naturalizados

“O modelo dos Parques Naturalizados permite que a criança possa utilizar mais de sua imaginação para criar cenários e situações durante a brincadeira e que ela desenvolva ainda mais o seu equilíbrio, por conta da atividade motora. Por isso decidimos montar esta instalação com os conceitos dos parques, em uma área próxima ao coreto onde se concentram as atrações musicais infantis, para que tanto o público infantojuvenil, quanto seus cuidadores responsáveis, possam aproveitar as instalações durante os dias de Festa”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças.

Pé de Infância
No mesmo espaço, a Prefeitura também garantiu as instalações da campanha Pé de Infância. Também concebida pela Rede Urban95 para as garantias pedidas para e por uma Infância saudável, a campanha tem como foco reforçar a importância de se brincar ao ar livre e em meio à natureza, do contato das crianças com seus cuidadores, das contações de histórias e do resgate de tradições orais.

No Espaço, estão posicionadas dez placas de chão, com diferentes brincadeiras, como Amarelinha e Encontre os Bichos, com a identidade visual colorida da campanha Pé de Infância.

Pela mesma campanha, foram instalados os totens coloridos da campanha Pé de Ouvido. A partir de QR Codes impressos, o visitante poderá acessar e escutar dez histórias, contadas nas vozes de dez artistas da região. Afinal, toda infância pede contação de histórias.

O Espaço ganhou ainda o plantio de mudas, pela campanha Pé de Árvore, já que toda Infância pede árvore, pede sombra, pede espaço agradável para brincar e ambientes saudáveis para os deslocamentos a pé.

Mais Festa da Uva
A 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos segue nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de janeiro e 03, 04 e 05 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.

A entrada é gratuita, mas como sugestão de ingresso solidário, são arrecadados alimentos não perecíveis nas entradas do Parque para destinação ao Fundo Social de Solidariedade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/22/espacos-infantojuvenis-na-festa-da-uva-sao-inspirados-na-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original