Mutirão de cirurgias eletivas começa no HU

Publicada em 22/01/2023 às 08:00

Ana Silva, de 82 anos, moradora do bairro Jundiaí Mirim, deu entrada na manhã de sábado, dia 21, no Hospital Universitário (HU). Ela foi a paciente número um no primeiro dia do mutirão de cirurgias eletivas, projeto anunciado pelo Prefeito Luiz Fernando Machado no encerramento das entregas em comemoração do aniversário de 366 anos de Jundiaí, no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em dezembro.

“Cuidar da saúde da população de Jundiaí sempre foi, é e continuará sendo uma prioridade no nosso governo. Esperamos que, em breve, todos que aguardam por esse momento sejam finalmente atendidos, que realizem suas cirurgias o quanto antes. Por meio de uma ação conjunta com o Estado, não estamos medindo esforços para isso”, diz Luiz Fernando Machado. A organização do mutirão é do HSV, com a parceria de outras instituições, com investimento de R$ 20 milhões.

Dona Ana Silva foi operada na manhã de sábado (21)

“O mutirão é uma iniciativa importante e assertiva da Prefeitura com apoio do Hospital Universitário. Há uma demanda importante de cirurgias ortopédicas que ficou reprimida devido à pandemia e, para resolver isso, o HU está organizado e fará todas as cirurgias. Enquanto Hospital Universitário, entendemos que esse é o nosso papel”, explica o ortopedista e superintendente do hospital, Itibagi Rocha Machado.

O mutirão de cirurgias eletivas tem por objetivo equalizar a fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidades represados por conta da pandemia da Covid-19, e a expectativa é que no prazo de um ano sejam realizadas três mil cirurgias de diversas especialidades como gerais, urológicas, de aparelhos digestivos e circulatórios, além de ortopédicas, inclusive com próteses.

Justamente o caso da D. Ana Silva, que aguardava por essa cirurgia no quadril. Ela conta que havia um desgaste muito grande na região e que sentia muita dor ao realizar tarefas simples do dia a dia, como passar pano na casa e até mesmo para se levantar ou se agachar. “Espero uma boa melhora para poder andar direito, caminhar, cuidar dos meus afazeres. Foi uma benção de Deus”, diz.

Ao todo, serão cerca de 3 mil procedimentos

O mutirão é realizado por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Jundiaí com o Hospital São Vicente de Paulo. Os procedimentos, no entanto, acontecem em hospitais conveniados pela própria instituição de saúde, como o próprio Hospital Universitário. E os pacientes são encaminhados da rede municipal de saúde, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ambulatórios.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/22/mutirao-de-cirurgias-eletivas-comeca-no-hu/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original