Expositores avaliam Galpão Criativo no PodTrampo

Publicada em 24/01/2023 às 15:24

Com o tema ‘Balanço do lançamento do Galpão Criativo’, o segundo episódio de 2023 do PodTrampo, podcast da Fundação Escola TVTEC, foi marcado nesta terça-feira (24) pela presença de duas expositoras que participaram da entrega do Galpão Criativo no sábado (21). Isa Lourenzon, da Piante Quadros, e Julia Restino, da Doce Carroagem, foram recebidas pela jornalista Tayana Konrath e pela superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo.

As participantes contaram suas experiências na participação da feira Tô Dentro, que reuniu profissionais da economia criativa, em especial nas áreas de artes, artesanato, culinária e serviços. A superintendente Mônica Gropelo agradeceu a participação de todos e lembrou da importância do espaço para estes profissionais. “Jundiaí tem um espaço de economia criativa que já deu muito certo. A expectativa é de que seria bom e que precisava deste espaço justamente para contemplar um dos pilares do projeto TVTEC, mas superou, estamos degustando todo este processo.”

Isa Lourenzon, que desde 2018 faz vários cursos da TVTEC, ficou satisfeita não só em expor e vender seus produtos, mas também de poder ensinar durante as oficinas apresentadas na feira Tô Dentro. “Fiquei muito emocionada com a troca de experiências, tanto dos expositores, quanto dos visitantes. Foi realmente muito importante poder participar deste encontro”, comenta.

Segundo episódio do PodTrampo fez balanço do Galpão Criativo

“Eu já participei de algumas feiras, mas o Galpão veio com uma ideia inovadora, em especial para o pequeno empreendedor. Como só vendo pela internet, a feira é importante para conhecer, de perto, o produto. O Galpão foi sensacional para esta troca. Foi a primeira feira, em quatro anos, que vendi muito”, diz a bióloga, que trabalha com desidratação de plantas naturais, inclusive buquês de noivas.

Sonho que virou realidade
Com doces finos, incluindo bolos e geladinhos gourmets, Júlia Restino, da Doce Carruagem, já participou de vários cursos da TVTEC e ficou maravilhada com o Tô Dentro. “Um pequeno negócio que começou no colégio e agora se transformou no meu trabalho, inclusive com apoio dos pais. É um sonho realizado e por isso me emociono toda vez que falo dele.”

Para ela, a participação foi revigorante para o trabalho do empreendedor. “Foi uma troca de amor e de respeito. Eu me senti em casa porque estava entre amigos e, claro, com vendas superadas”, comenta Júlia.

Mônica Gropelo agradeceu a todos os participantes, inclusive às pessoas que se empenharam em fazer deste primeiro encontro, um sucesso de crítica e de público. “Este trabalho é a plenitude de um projeto público que vem acontecendo desde 2017. A TVTEC é uma batedeira de criatividade que em cinco anos sai do eixo de TV pública para cursos. Estamos voltados para os conteúdos online, Rede de Inovadores e agora é aproveitar o que já fazemos para colaborar com as pessoas que desejam tirar uma ideia do papel”, diz Mônica.

A proposta é ajudar quem teve dificuldades em expor ou vender, mostrar o produto ou tirar a ideia do papel. O objetivo é continuar colaborando com quem teve alguma dificuldade. “Como diz nosso gestor de Finanças, José Antônio Parismoschi, temos que fazer a economia circular. O nosso prefeito Luiz Fernando Machado quer que abram as unidades para oportunidades e entregas”, comenta Mônica, ao lembrar que outros profissionais poderão participar das próximas edições da feira Tô Dentro no Galpão Criativo.

Ao todo foram doadas pelos expositores 80 caixas de leite que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade (Funss). Durante todo o sábado (21), 700 pessoas visitaram as instalações do Galpão Criativo, espaço anexo à TVTEC, no Complexo Argos.

TVTEC Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/24/expositores-avaliam-galpao-criativo-no-podtrampo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original