Agenda Cultural: Final de semana recheado de atrações

Publicada em 26/01/2023 às 15:52

O último final de semana de janeiro em Jundiaí promete ser dos mais agitados e de muita diversão para pessoas de todas as idades. E o mais importante: toda programação oferecida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), tem entrada gratuita.

O Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – deverá ser o local mais procurado não só pelos moradores da cidade, mas pessoas de todo o País. Em dois finais de semana, mais de 110 mil pessoas já visitaram a 38ª edição da Festa da Uva e a 9ª Expo Vinhos 2023 e aproveitaram as diversas atrações culturais e recreativas, experimentaram as delícias gastronômicas e conheceram a diversidade do artesanato produzido pelos integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.

A uva, continua sendo a maior atração da festa. A exposição da fruta atrai os visitantes não apenas pela beleza, mas pela forma que é apresentada pelos agricultores, que estão expondo os seus melhores resultados. A venda da uva, bem como de outras frutas também se destacam na edição desse ano.

E o terceiro final de semana da festa da Uva e Expo Vinhos começa nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, quando os portões do Parque serão abertos para receber os visitantes. Shows musicais, performances teatrais, oficinas e brincadeiras estarão acontecendo. A programação completa  pode ser acessada no site oficial da Festa da Uva

Mas a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou outras ações para atender, com atrações gratuitas em seus equipamentos culturais, como o “Férias na Cultura” ou “ Do Poly para as crianças”, na sua última semana. Confira a programação de cada equipamento:

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

No sábado (28), duas ações programadas: das 10h às 12h, a segunda e última aula do Curso Livre: manual prático para leitura, com o professor Gustavo Salmazo.

E das 11h às 12h, os atores da Cia. Caça Vento e Artes, apresentam a cotação de história “ A fruta sem nome”. Com bonecos manipulados e jogos com o público, os atores recriam histórias do repertório infantil, tendo como base a lenda popular “A fruta sem nome”, relida por autores como Clarice Lispector e Monteiro Lobato.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações 4527.2110.

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana as seguintes apresentações para o público infanto-juvenil:

Nesta sexta-feira (27), a partir das 14h, aberto para crianças de 05 a 12 anos, oficina de musicalização: “ Musicando com jogos”, sob a orientação dos músicos Jéssica e Abimael Reis. A oficina se desenvolve por meio de atividades musicais envolvendo senso rítmico, dança e improvisação musical junto com movimentos corporais.

No sábado (28), 10h30, “Cantinhos do Cururu”, com Cururu Cantorias. A apresentação inicia-se com performances em interação com o público, buscando atrair atenção e gerar expectativa para o “show”, tirando proveito da espontaneidade da palhaçaria. Uma proposta para crianças de 04 a 06 anos.

E finalmente no domingo (29), 10h30, show musical infantil de MPB “ Rhanna na Cidade das Crianças”, para crianças de 07 a 11 anos. Com uma formação de musicistas femininas, com seus instrumentos: Violino, Violoncelo, Piano/Piano Elétrico e o instrumento árabe Snuj apresentam um repertório de clássicos da música brasileira compostos para o universo infantil. 

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521.0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521.6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

A história da ferrovia em exposição

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589.6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Com entrada gratuita o público poderá visitar a exposição “ Palavras em Coisas”, que reúne as obras das artistas Anna Souza e Camila Brandão, uma mostra que mobiliza a sobreposição de sentidos dentro das múltiplas linguagens das artes visuais, flexionando as manifestações semióticas da linguística e construindo plasticamente um universo de possibilidades.

Para quem gosta de exposições a Pinacoteca é parada obrigatória

Outra possibilidade será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568.2326.

Teatro Polytheama

Pela programação de “Férias na Cultura”, o Teatro traz como programação os dois últimos espetáculos da ação ‘Do Poly para as crianças’, A entrada é gratuita e as apresentações acontecem sempre às 16h.

Neste sábado (28), “ Simbad, o Navegante”, com atores do Circo Mínimo. E no domingo (29), “ Maria e os Insetos”, com a Cia. Delas de Teatro. As sinopses dos dois espetáculos podem ser conferidas no link.

Os ingressos para cada um dos espetáculos ficarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro e pela internet, na plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior a cada apresentação. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama

O público poderá conferir a exposição “ Nebulosas”, da artista Gina Dinucci, mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp).

“Nebulosas” a arte de Gina Dinucci em exposição

O projeto constitui-se em cinco pinturas produzidas em aquarela sobre papel de 1,5mx4,9m, resultado das ilustrações criadas para um projeto futuro: um livro infantil.

O horário de funcionamento da Galeria é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h. Entrada gratuita.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/26/agenda-cultural-final-de-semana-recheado-de-atracoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original