Programa ‘Cuide-se Bem’ leva dicas de nutrição às feiras livres

Publicada em 26/01/2023 às 08:00

Por meio de Departamento de Abastecimento, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) deu início ao ‘Programa Cuide-se Bem’, que acontece nas feiras livres espalhadas por toda a cidade. A ação é realizada em parceria com os alunos e professores de Nutrição da Faculdade Anhanguera, que realizam visitas às feiras livres do município orientando a população em geral, assim como os feirantes, em relação aos cuidados diários com a saúde e a ingestão de uma dieta mais saudável, priorizando a abordagem ao idoso.

Na manhã desta quarta-feira (25), as profissionais estiveram na feira da Ponte São João, que recebeu um ótimo público. “Falamos sobre a prevenção de doenças como diabetes, osteoporose e pressão alta, e orientamos sobre os benefícios de cada alimento que pode ser encontrado à venda, assim como dicas de preparo para que eles não percam os nutrientes”, explica a professora e nutricionista Janaína Pantoja da Silva.

A dona Regina Barriviera foi uma das abordadas. “Recebi orientações para usar menos sal na comida e comer mais derivados do leite, para fortalecer os ossos. Também me passaram dicas de cozimento para os legumes’, comenta.

Dona Regina recebe orientação da equipe de alunas de nutrição da Faculdade Anhanguera
Dona Regina recebe orientação da equipe de alunas de nutrição da Faculdade Anhanguera

Os profissionais atendem das 8h às 12h, e o foco maior é o público de 45 a 85 anos. Em média, 40 pessoas por dia são abordadas. O programa acontecerá pelos próximos dois meses continuamente.

“Disponibilizamos aos feirantes e à população informações para um melhor controle da saúde, visando hábitos alimentares mais saudáveis e evitando assim doenças como diabetes, hipertensão e outras”, explica Eduardo Alvarez, Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo.

“E nada melhor que esse trabalho seja feito nas feiras, um local com grande oferta de produtos in natura”, completa Georgea Casoti, diretora do Departamento de Abastecimento.

Nutricionista Janaína dá instruções ao público sobre como ter uma alimentação mais saudável
Nutricionista Janaína dá instruções sobre como ter uma alimentação mais saudável

Confira os locais onde as visitas acontecem:

Terça-feira
Feira livre do Centro – Rua Leonardo Cavalcanti

Quarta-feira
Feira livre da Ponte São João – Rua José Di Fiore

Quinta-feira
Feira livre da Vila Progresso – Avenida Samuel Martins

Sexta-feira
Feira livre da Vila Liberdade – Avenida Itatiba esquina com a Rua Jorge de Lima

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/26/programa-cuide-se-bem-leva-dicas-de-nutricao-as-feiras-livres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original