Prefeitura aplica ações intersetoriais para cuidado na região Central

Publicada em 27/01/2023 às 17:32

Com foco em oferecer qualidade de vida e segurança, a Prefeitura de Jundiaí desencadeia plano de ação para a região Central de Jundiaí, já alinhado com o projeto de Revitalização do Centro. A primeira iniciativa, realizada em parceria entre as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), aproximaram as pessoas atendidas no Centro Pop dos serviços de saúde, a partir de roda de conversa sobre saúde mental, vacinação e testes rápidos para doenças transmissíveis. A aproximação fortalece os vínculos para a inserção em outros serviços e atendimentos, em busca da ressocialização da pessoa e recuperação da qualidade de vida.

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, explica que a nova iniciativa intersetorial é parte de um planejamento de ações conjuntas para a região Central. “Esta ação é voltada, principalmente, para as pessoas em situação de rua que relatam uso abusivo de álcool e outras drogas, além de outros transtornos, e que não procuram os serviços de Saúde Mental. Assim, a partir da vinculação que estes usuários já têm com o Centro Pop, buscamos integrar ainda mais os serviços e criar uma vinculação deles também com a rede da UGPS. Trata-se de uma ação reativa à realidade da região central e marca, juntamente com as demais frentes de trabalho cotidiano da Prefeitura no Centro, com foco na construção de um projeto de saída desse indivíduo da condição da rua e no Plano municipal de Requalificação e Reabilitação do Centro”.

Iniciativa visa fortalecer vínculos, inserção em serviços, ressocialização e recuperação da qualidade de vida

O gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos, deu as boas-vindas às equipes e explicou a iniciativa aos usuários do serviço, que é a porta de entrada para o atendimento. “Hoje abrimos as nossas portas para o primeiro dia desta iniciativa. Além dos usuários já presentes, também as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) também estão nas ruas, oferecendo que as pessoas abordadas venham para cá para os atendimentos”.

A apoiadora institucional da UGPS Luciana Marinho, explicou o objetivo da ação. “Esta é uma iniciativa da Atenção Básica que visa, atuando no ambiente em que os atendidos têm mais confiança, eliminar as dificuldades de acesso. Trata-se de ações personalizadas com base no cuidado integral a partir das habilidades de cada integrante da equipe, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, psiquiatra, assistentes sociais, odontólogos e auxiliar de Saúde Bucal”.

Entre os serviços individuais oferecidos estão procedimentos de enfermagem (aferição de pressão, glicemia, pesagem e curativos); vacinação completa para adultos com as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI); testagem rápida para gravidez, Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); e avaliação de Saúde Bucal.

Entre as ofertas estava a de vacinação dos interessados

Já em grupo, foi promovida também uma roda de conversa, conduzida pela psiquiatra Ana Carolina Resende, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A proposta da roda é a abordagem temática, conforme o assunto em voga no mês. Por conta do Janeiro Branco, com foca em Saúde Mental, o tema desta primeira atividade foi “Resiliência e Autoestima”.

O grupo também instalou no Centro Pop um novo comedouro e um bebedouro para os animais de estimação que acompanham os usuários do serviço.

O Centro Pop fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro. A próxima edição do Dia da Promoção da Saúde está marcada para o dia 27 de fevereiro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/27/prefeitura-aplica-acoes-intersetoriais-para-cuidado-na-regiao-central/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original