FUMAS entrega 38 títulos de propriedade a famílias do Caxambu
Publicada em 31/01/2023 às 18:50A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) realizou na tarde desta terça-feira (31) a entrega dos títulos de regularização de 38 lotes regularizados na região do Caxambu. Eles pertencem a dois loteamentos diferentes, sendo 17 deles no loteamento ‘Pedro Leonardo’, e outros 21 no ‘Bico de Lacre’. As famílias aguardam pela regularização há mais de 20 anos e, durante este período, realizaram todas as exigências necessárias para garantir a entrega dos documentos.
“Nosso loteamento foi um sítio comprado e dividido em 1973 por um grupo de amigos professores do Colégio Técnico de Jundiaí. Entramos com o processo de regularização fundiária em 1999 e desde então estamos correndo atrás de todos os procedimentos necessários para a obtenção destes títulos”, comenta o morador Nelson de Oliveira, um dos “fundadores” do local.
“A entrega de hoje é fruto de um trabalho conjunto entre o Poder Público e os próprios moradores que mostraram disposição e cumpriram todas as exigências necessárias para a regularização. Vamos trabalhar para que os outros 186 loteamentos que aguardam a legalização também sejam atendidos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

“O processo de regularização realmente costuma ser demorado, principalmente por conta das exigências técnicas das leis municipal e estadual. A regularização fundiária é uma solução ambiental, urbanística e jurídica, e deve atender a todos estes quesitos. No loteamento Bico de Lacre, por exemplo, foi realizada a obra da nova rede de esgoto, que é uma das exigências obrigatórias”, comenta Clóvis Pinhata, diretor do Departamento de Regularização Fundiária da FUMAS.
A partir da aprovação da Lei n° 9807 de agosto de 2022, cuja FUMAS passa a ser a responsável pelas aprovações dos projetos de regularização fundiária de REURB-E, foram aprovadas as regularizações de oito loteamentos, que somam 211 lotes, 20 sistema viários (ruas) e 19 áreas públicas, totalizando 249 matrículas individualizadas.
Com o novo texto, a lei municipal se alinha às leis estaduais e federais, e simplifica o processo de regularização. “Agora, a FUMAS é quem fica responsável pelas regularizações. A nova lei vem para desburocratizar o processo, uma vez que os regramentos municipais são mais simples, facilitando e agilizando todos os trâmites para que os loteamentos passem a ser legalizados” explica o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos, o Tico.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafo da PMJ
- 
				 23/10/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí avança em tratativas para novas habitações sociais junto ao Governo do Estado Prefeitura de Jundiaí avança em tratativas para novas habitações sociais junto ao Governo do Estado
- 
				 17/10/2025 
				
					 Municípios da RMJ realizam reunião sobre políticas habitacionais com participação da ONU-Habitat Municípios da RMJ realizam reunião sobre políticas habitacionais com participação da ONU-Habitat
- 
				 24/08/2025 
				
					 Programa ‘Viver Melhor’ transforma a vida de famílias no Jardim Novo Horizonte Programa ‘Viver Melhor’ transforma a vida de famílias no Jardim Novo Horizonte
- 
				 26/07/2025 
				
					 Prefeitura participa de encontro regional sobre habitação e desenvolvimento urbano com presença do Governo do Estado Prefeitura participa de encontro regional sobre habitação e desenvolvimento urbano com presença do Governo do Estado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

