Presidente da Bernard Van Leer afirma que Jundiaí é exemplo para o mundo

Publicada em 31/01/2023 às 17:11

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu, nesta terça-feira (31), o CEO da Fundação Bernard Van Leer – organização holandesa que atua no desenvolvimento da primeira infância, Michael Feigelson. “Jundiaí é exemplo para outros municípios não só do país, como do mundo. Desde minha última visita aqui, Jundiaí mudou muito”, afirmou.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala, pessoas estão sentadas em cadeiras, sendo que uma delas esta atrás de uma mesa. A sala conta com um painel com televisões ao fundo.
Prefeito salientou que as ações das Cidades das Crianças teve a Bernard Van Leer como um das inspirações

Michael esteve acompanhado da diretora executiva da Fundação, Rushda Majeed, e da representante da Fundação no Brasil, Claudia Vidigal. Além do prefeito, o grupo de trabalho foi recebido pelos gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Marcelo Peroni (Cultura).

Luiz Fernando comentou que, quando Jundiaí iniciou os trabalhos para implementar a Cidade das Crianças, as ações da Bernard Van Leer foram grandes inspirações. “Tudo o que está acontecendo, aqui na Cidade das Crianças, foi inspirado na literatura de vocês. Hoje você pode ver na prática o que nos orientou. Jundiaí viu, aprendeu e executa diariamente as políticas públicas para a infância”, disse o prefeito. 

Durante o encontro, o grupo conheceu o Observatório, ferramenta que apresenta o andamento das ações em Jundiaí. “Em 2017, quando assumimos a gestão, construímos esse cenário programático para as ações relacionadas à Cidade das Crianças. Atualmente, são 118 indicadores somente para esse tema. Hoje, com a ajuda do Observatório e a implantação do prontuário eletrônico integrado, conseguimos fazer o acompanhamento da primeira infância da criança, com o foco em trabalhar com as ações preventivas”, lembra Parimoschi.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em primeiro plano, no lado esquerdo da foto, está uma placa rosa, com o escrito: Jundiaí faz parte da Rede Internacional pela Primeira Infância Urban95. Mais ao fundo, pessoas estão em pé, próximas a uma mesa e em frente a um painel com televisores.
Grupo conheceu o Observatório, ferramenta que apresenta o andamento das ações na cidade

O gestor de Cultura também enfatizou que, em Jundiaí, a criança tem voz. “Promovemos a escuta e as crianças participam de importantes decisões, como o PPA (Plano Plurianual) e ações que envolvam e impactem na cidade”, alega.

Após a conversa com o prefeito e gestores, o grupo visitou espaços públicos dedicados à infância, como o Mundo das Crianças, a EMEB Brigida Gatto Rodrigues e a Fábrica das Infâncias. Quando questionado sobre o que mais gostou de ver na cidade, Michael comentou que o fato de a natureza estar sempre presente. “Aqui, a criança tem acesso à natureza. Isso pode parecer simples, mas é algo com baixo custo e que faz uma grande diferença na vida da população”, comentou.

Imagem mostra grupo de pessoas, em um parque naturalizado, onde é possível ver árvores ao fundo e troncos de árvores pelo chão.
Grupo encerrou a visita na Fábrica das Infâncias Japy e elogiou o contato com a natureza que a cidade proporciona

Para Rushda, esse também é o ponto alto. “A cidade é muito próxima da natureza, as crianças podem brincar e aprender nela, o que é algo muito importante para o desenvolvimento cognitivo, principalmente quando falamos dos seus primeiros mil dias de vida. Jundiaí é uma cidade que se preocupa com esse desenvolvimento”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/31/presidente-da-bernard-van-leer-afirma-que-jundiai-e-exemplo-para-o-mundo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original