Rede socioassistencial recebe parte das doações de vegetais expostos na Festa da Uva

Publicada em 31/01/2023 às 08:00

Entre os beneficiários desta semana das frutas, verduras e legumes utilizados na decoração da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) recebeu para destinação em seus equipamentos cerca de 50 quilos em alimentos, como uvas, maracujás, pitaias, limões, lichias, pimentões, tomates, entre outros.

As doações para a UGADS foram destinadas ao abrigo voltado para acolhimento da população em situação de rua operacionalizado pela organização da sociedade civil (OSC) Santa Marta e também para a Residência Inclusiva, serviço voltado ao acolhimento de pessoas entre 18 e 59 anos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes, com alguma deficiência e incapacidade de sustento próprio.

Frutas destinadas para a UGADS vão beneficiar os acolhidos de dois serviços

O peso total da destinação do terceiro fim de semana de Festa foi de 455 quilos. As doações dos alimentos fornecidos para decoração do Parque pela Associação Agrícola de Jundiaí são feitas por meio de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e o Fundo Social de Solidariedade (Funss), que fazem uma avaliação prévia das condições do alimento doado.

“Dirigir as doações de alimentos para serviços da rede de abrigos à pessoa em situação de rua e a serviço voltado às pessoas com deficiência reflete a diretriz da UGADS em atuar numa relação de proteção social desta parcela da população vulnerável. É também um reconhecimento da importância do papel desenvolvido pelas OSCs na cidade”, comentou o diretor de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo.

Já a diretora do Funss, Francine Picardi, reforçou a importância da parceria entre as Unidades de Gestão da Prefeitura. “Esta integração tem por objetivo o bem comum. A razão do nosso trabalho é acolher bem e fortalecer as famílias da nossa cidade. Entendemos que juntos somos mais fortes e podemos alcançar resultados ainda melhores para a população”.

Além da UGADS, também foram beneficiários das doações do terceiro fim de semana de Festa a Pastoral da Acolhida, Creche Mãe Meimei, Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida e a Associação Almater.

Mais Residência Inclusiva
Jundiaí é um dos poucos Municípios brasileiros que contam com Residência Inclusiva, serviço instalado em dezembro de 2020 em imóvel do bairro da Bela Vista com dez acolhidos. O serviço passa por expansão no Município e, em fevereiro, a Prefeitura irá inaugurar um novo imóvel na vila Arens para o acolhimento de outros dez usuários, conforme estipulado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/31/rede-socioassistencial-recebe-parte-das-doacoes-de-vegetais-expostos-na-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original