Cortejo da Uva esbanja a alegria e a tradição da Festa pelas ruas do Parque

Publicada em 02/02/2023 às 11:54

Uma das marcas da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos, o Cortejo da Uva ajuda a espalhar pelo Parque da Uva a alegria e a essência da festa. Realizado sempre aos sábados e domingos a partir das 16h30, o Cortejo tem como ponto de partida o Espaço das Crianças – Palco Uva Ribas e, após percorrer as ruas do Parque, chega ao Palco Externo – Uva Isabel, por volta das 17h30, para a realização do Brinde ao Pôr do Sol.

“O Cortejo da Uva é um dos traços deste formato que privilegia as tradições envolvidas com o surgimento da Festa, quando, na década de 1930, os agricultores da cidade comemoraram o surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy por meio de mutação espontânea. Por isso, quem visitar o Parque poderá presenciar durante o Cortejo a alegria da Terra da Uva e sentir a receptividade dos jundiaienses”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Quem puxa o Cortejo pelo Parque é a Corte da Uva, este ano composta pela Rainha, Lorena Claro; pela primeira princesa, Daniele Daros, e pela segunda princesa, Caroliny Bueno. Na sequência, a alegria é garantida pela presença das vinhateiras oficiais da Festa e dos atores e atrizes que compõem o receptivo das vilas Italiana e do Vinho.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

Caroliny, Lorena e Daniele: Corte da Uva é quem puxa o Cortejo pelas ruas do Parque

A interação com o público espectador no trajeto também fica por conta do Grupo Folkorístico Stella Bianca e da banda jundiaiense Musical Vivace, que dão os ritmos das coreografias para os participantes. O Cortejo também é acompanhado de um trator da Associação Agrícola, decorado com temas da festa.

Já para a chegada do Cortejo para o Brinde ao Pôr do Sol, uma das sugestões para o público interessado em brindar é adquirir um espumante feito com a Uva Niagara Rosada de Jundiahy, vendido próximo ao recinto.

Mais Festa da Uva
A Festa da Uva e Expo Vinhos chega ao seu quarto e último fim de semana. Nesta sexta-feira (03), a Festa vai das 18h às 22h; no sábado (04), das 10h às 22h; e no domingo (05), das 10h às 21h.

O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú. A entrada é gratuita e como ingresso solidário a Prefeitura recebe doações de alimentos não perecíveis para destinação ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

As vinhateiras oficiais da Festa também fazem parte da comemoração

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/02/cortejo-da-uva-esbanja-a-alegria-e-a-tradicao-da-festa-pelas-ruas-do-parque/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original