Agenda Cultural: Uma programação imperdível neste final de semana

Publicada em 03/02/2023 às 12:24

As opções de cultura, entretenimento e lazer neste final de semana em Jundiaí estão imperdíveis. A Festa da Uva e Expo Vinhos entra na sua reta final, com uma programação de shows musicais, performances teatrais, variada gastronomia, venda de uvas e outras frutas, artesanato para uso pessoal e decoração e diversão garantida para o público que comparecer ao Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva e o melhor, com entrada gratuita.

Para conferir toda programação cultural nos três últimos dias de Festa da Uva, basta acessar o site oficial da promoção que já recebeu mais de 160 mil visitantes: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/

A Corte da Uva sempre uma atração na programação da festa

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

A programação elaborada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para os seus equipamentos culturais neste final de semana são os seguintes:

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana as seguintes apresentações gratuitas para o público infanto-juvenil:

No sábado (04), a partir das 10h30, “Vivência em rede de corda”, com monitoramento da equipe Gravidade Zero, sob a coordenação de Anderson Redressi. A atividade física voltada para crianças entre 04 e 12 anos. A proposta é oferecer aos participantes atividades de aventura em uma rede de corda que se assemelha a uma teia de aranha.

Para o domingo (05), também às 10h30, Giba Pedroza apresenta “Conversa de Vento: Brincando de Poesia”. Vivência para crianças, pais e responsáveis com atividades lúdicas envolvendo poesia com o objetivo de despertar nos participantes o amor pelos livros e pela Literatura.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521.0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Teatro Polytheama

O espetáculo de humor “Improvável”, com a Cia. Barbixas de Humor (Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento, Elidio Sanna) é o destaque no palco do teatro neste sábado (04). Serão duas sessões: 19h (sessão extra) e 21h segunda sessão. Ingressos variam de R$ 70 a R$ 90.

O espetáculo Improvável foi criado em 2007, inspirado no programa de televisão britânico Whose Line is It Anyway? e nos espetáculos brasileiros de improvisação teatral Zenas Emprovisadas (ZE) e Jogando no Quintal.

Os “Barbixas do Humor” de volta no Polytheama com duas sessões no sábado

Neste espetáculo teatral, um mestre de cerimônias apresenta as regras dos jogos, a plateia sugere os temas e os atores improvisam as cenas na hora e sem nenhuma preparação prévia. Assim, nunca uma apresentação é igual à outra – fazendo com que o público retorne sempre.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e pela internet, na plataforma Sympla.

O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama

O público poderá conferir a exposição “Nebulosas”, da artista Gina Dinucci, mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp).

O projeto constitui-se em cinco pinturas produzidas em aquarela sobre papel de 1,5mx4,9m, resultado das ilustrações criadas para um projeto futuro: um livro infantil.

O horário de funcionamento da Galeria é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h. Entrada gratuita.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

A partir deste sábado (04), a Biblioteca tem novo horário de funcionamento: das 10h às 17h, o mesmo ocorrendo aos feriados.

A programação é bem diferente neste sábado. A partir das 10h até às 16h, a  BNF sedia o Conclave de RPG. O RPG (Role Playing Game) é um jogo interpretativo que pode ser jogado presencialmente e hoje em dia, também por meio de plataformas digitais.

Conclave de RPG vai movimentar a BNF neste sábado

Vivenciar aventuras interpretando um personagem criado por você dentro dos mais diversos cenários e mundos, é assim que funciona esse jogo. Por meio de um narrador nominado como Mestre, os jogadores participam de histórias onde declaram as ações de seus personagens determinando o rumo da narrativa. Há diversos sistemas diferentes no universo do RPG, cada qual com suas regras e que, na maioria, seguem fichas impressas com as habilidades e características dos personagens criados pelos jogadores. Suas ações são realizadas mediante rolagem de dados que mostram se elas são bem-sucedidas ou falhas.

Percebendo a carência e o entusiasmo de um público procurando por grupos de RPG na região de Jundiaí, amigos se reuniram e criaram o Conclave RPG, um time de mestres e jogadores com a proposta de organizar eventos onde esses jogos podem ser compartilhados com jogadores experientes e iniciantes. Em seu primeiro evento, o Conclave RPG reuniu mais de 70 pessoas. Com a ajuda das redes sociais, anseiam em se tornar um nome dentro deste universo que é uma grande paixão de seus membros.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 10h às 17h.  Mais informações 4527.2110.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521.6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589.6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Com entrada gratuita o público poderá visitar a exposição “Palavras em Coisas”, que reúne as obras das artistas Anna Souza e Camila Brandão, uma mostra que mobiliza a sobreposição de sentidos dentro das múltiplas linguagens das artes visuais, flexionando as manifestações semióticas da linguística e construindo plasticamente um universo de possibilidades.

Uma das instalações da exposição ” Palavras em Coisas” das artistas Anna Souza e Camila Brandão

Outra possibilidade será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568.2326.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/03/agenda-cultural-uma-programacao-imperdivel-neste-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original