Programa Cidade das Crianças marca presença na Festa da Uva

Publicada em 03/02/2023 às 11:07

Além das atrações musicais e das instalações voltadas para o público infantojuvenil no Espaço das Crianças – Palco Uva Ribas, o programa municipal Cidade das Crianças está presente em diversos espaços da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí, na programação de brincadeiras lúdicas e intervenções artísticas.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e essa premissa, presente como prioritária nas políticas públicas municipais, não poderia estar de fora da programação de uma de nossas festas mais tradicionais. Somente para esta programação, nos quatro finais de semana, foram contratados cerca de 100 profissionais, para desenvolver atividades que vão desde apresentações teatrais, intervenções junto ao público, contações de histórias, pintura facial e performances de dança, até monitoria para brincadeiras de origem africana e intervenções de fotografia”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Público infantojuvenil também é prioridade na programação da Festa

Para este último fim de semana da Festa, na sexta-feira (03), quando a Festa vai das 18h às 22h, o Espaço das Crianças – Palco Uva Ribas recebe, às 19h, a apresentação teatral “Charanga da Tramp”, com os palhaços Chimpa, Filomeno, Pompeu e Lechuga, da Cia. Tramp de Palhaços.

Já as intervenções da noite ficam por conta da Cia. Gatos Gordos, que apresenta pelo Parque, a partir das 18h30, a intervenção “As Bens”, e do Núcleo de Dança Juliana Santos, que apresenta seu Cortejo de Encantados, a partir das 20h30.

A fim de resgatar as brincadeiras tradicionais para aguçar a criatividade e os sentidos da criançada, o grupo Fora da Casinha estarão no Parque das 19h30 às 21h30.

Coletivo #PretaEU traz a tradição das brincadeiras africanas para os visitantes

Já no sábado (04), a Festa vai das 10h às 22h. O Espaço das Crianças – Palco Uva Ribas recebe, às 11h, a contação “Que história é essa?”, com a arte-educadora Graciele Savio, sobre fábulas do continente africano; às 15h, a apresentação do bloco carnavalesco infantil Blokids; e às 18h o espetáculo musical com Débora Faria e 4Banda.

As intervenções programadas do dia serão: a volta do Cortejo de Encantados do Núcleo de Dança Juliana Santos, das 10h30 às 12h; a de pintura facial cênica com Nay Firens, das 12h às 15h; a intervenção Fadas e Duendes, com a Cia. TD Artes, das 12h30 às 14h; e as recordações fotográficas atrapalhadas da Cia. Caça Vento em “Uma lembrança de hoje”, das 16h às 19h.

Já as brincadeiras lúdicas ficarão a cargo do coletivo #PretaEU e do grupo Amorah. Das 10h30 às 14h30, o #PretaEU apresenta para os participantes brincadeiras africanas como Amarelinha Africana, Descobrindo o Tum-tum do Togo, Terra-mar e Kakopi-Kakopi. Já o grupo Amorah estimula a conexão entre as crianças e seus cuidadores, das 15h às 19h, por meio do resgate de brincadeiras, como pular amarelinha e corda, cantigas de roda e guerra de bexigas d’água.

Pular corda é uma das brincadeiras tradicionais resgatadas pelos monitores do grupo Amorah

E no domingo (05), último dia de Festa, estão na programação do o Espaço das Crianças – Palco Uva Ribas: às 11h, tem a contação de “Histórias do mundo todo”; às 15h, a turma do Bailinho do Joe faz um Carnaval para Crianças; e às 18h, a banda “Heróis das Cantigas” promete um show interativo com a criançada e suas famílias.

Já a programação de intervenções fica por conta: da contação de histórias Cardápio Kids, com a Cia. Um do Outro, das 10h30 às 12h; da pintura facial com o grupo Pintando Sonhos, das 12h às 15h; da apresentação teatral “Um quarto de histórias”, com a Cia. Giro no Biombo, das 12h30 às 14h; e da intervenção fotográfica “Ricordari”, das 16h às 19h, em que a Cena4 Produções envolve memórias e afetividade para deixar uma recordação aos visitantes da Festa.

As mesmas brincadeiras do sábado (04) também estão previstas para o domingo (05), mediadas pelo Coletivo #PretaEU e pelo grupo Amorah, respectivamente, das 10h30 às 14h30 e das 15h às 19h.

O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú. A entrada é gratuita e como ingresso solidário a Prefeitura recebe doações de alimentos não perecíveis para destinação ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/03/programa-cidade-das-criancas-marca-presenca-na-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original