VI SAP encerra com apresentação de práticas exitosas em educação

Publicada em 03/02/2023 às 17:28

A VI SAP (Semana de Atualização Pedagógica) encerrou os três dias de evento nesta sexta-feira (3), com a apresentação das “Práticas Exitosas” de educadores. Com o tema “Educador Transformador: do percurso formativo à transposição didática”, o evento promove a abordagem de questões fundamentais sobre a necessidade de transformação da escola. 

“A SAP é um evento que mobiliza todos os educadores da Escola Inovadora e inicia os trabalhos da formação permanente, que são promovidos durante todo o ano letivo. Hoje o encerramento contou com a apresentação de alguns educadores transformadores da Escola Inovadora, que socializaram suas “Práticas Exitosas”, decorrentes dos ciclos formativos de 2022. Esta ação tem como objetivo valorizar a autoria pedagógica e o processo de remodelação das práticas por meio do compartilhamento de experiências”, comentou a gestora de Educação, Professora Vastí Ferrari Marques. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Imagem mostra palestra on-line
Último dia da SAP contou com socialização de práticas exitosas

A abertura do último dia da SAP contou com o webinário “Professor que inspira – Robótica com Sucata pela Ressignificação da Educação”, com a Professora Débora Garofalo, que apresentou o seu trabalho sobre robótica com sucata. “Eu comecei esse trabalho porque eu queria usar a tecnologia para transformar a vida desses meninos e meninas. Trazer autoestima, abraçar uma educação humanizadora e minha fala é de uma professora para professores”, afirmou Débora.

No fim da manhã e início da tarde, os educadores puderam escolher entre diferentes webinários com temas como A potência do brincar Heurístico; Uso das tecnologias e das metodologias ativas na formação de professores; Alfabetização com método das onomatopeias; Naturarte; PodCast: Contribuições da Tecnologia para a Sustentabilidade; entre outros.

O encerramento da SAP foi com a equipe do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância) sobre “Narrativas em roda: possibilidades para pensar o brincar na escola”, com as Professoras Cícera Escoura Bueno e Cleane Aparecida. “Brincar expressa o gesto de iniciação do ser humano, o lugar da disponibilidade e possibilidade em sua trajetória de criação dos vínculos, que irão compor sua história individual e coletiva em sua passagem por este planeta”, lembraram as professoras.

Todos os webinários da VI SAP contaram com a participação dos intérpretes de libras da Ateal de Jundiaí. “Os educadores poderão revisitar os webinários quando quiserem, pois os mesmos serão disponibilizados nas salas de aula virtuais das escolas, assim como no site da PMJ”, conclui a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/03/vi-sap-encerra-com-apresentacao-de-praticas-exitosas-em-educacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original