38ª Festa da Uva alavanca diferentes serviços em Jundiaí

Publicada em 04/02/2023 às 08:00

A 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí chega no seu último final de semana com muito sucesso de público e venda de uvas. Além de todos os serviços oferecidos e atrações culturais, o maior evento do agronegócio e do turismo de Jundiaí movimenta serviços que ajudam na movimentação econômica  de diversos setores como guias de turismo que trazem grupos de diversas cidades de todo o país, como também o transporte por aplicativo.

“A Festa da Uva, além de exaltar a nossa produção de uvas e o turismo rural da cidade, movimenta outras áreas da economia no município e divulga as boas práticas de Jundiaí como o programa Cidade das Crianças e os serviços de excelência”, declara o Prefeito Luiz Fernando Machado. 

Entre os profissionais que ampliaram o trabalho com o evento estão os guias de turismo. Cassia Cristina Leite de Campos é de Campinas e conta que trouxe, somente para o evento, ao menos 300 pessoas vindas de diversas cidades como Hortolândia, Campinas e até do Rio de Janeiro. “O sucesso está acima das expectativas. Os turistas gostam dos shows, da praça de alimentação, outro destaque  é o artesanato local”, comentou.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foto de um grupo de pessoas na Festa da Uva.
Festa da Uva recebe grupos de diversas cidades do país

“Jundiaí tem a vocação do turismo rural e a Festa da Uva é a celebração e coroação do sucesso do trabalho desenvolvido no agronegócio e no turismo da cidade ao longo de todo o ano”, lembra o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

Emílio Massagardi é guia em Jundiaí e trabalha com o turismo receptivo no evento. “O pessoal vem para a Festa e aproveita para também conhecer as rotas, certamente muita gente vai querer voltar para conhecer mais e melhor os atrativos oferecidos por Jundiaí. Os grupos com os quais tenho trabalho estão se interessando pelas atrações culturais, querem participar da pisa da uva”, comenta.

Os guias de turismo são muito importantes no ciclo do turismo, pois apresentam e sugerem os destinos e conseguem oferecer ao visitante experiências personalizadas para cada pessoa/grupo. “A Festa da Uva movimenta todos os elos da cadeia produtiva do turismo em nossa cidade e  gera oportunidades para os guias de turismo atuarem. Conforme legislação, todos os grupos de turistas devem estar acompanhados por guias de turismo e incentivamos que isso aconteça.”, lembra a diretora do Departamento de Turismo da UGAAT, Marcela Moro.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Homem está com celular na mão, parado entre porta e carro. Ao fundo pode-se ver um outdoor sobre a 38ª Festa da Uva de Jundiaí
Viagens de transporte por aplicativo aumentaram durante os dias de Festa da Uva

Os serviços além Festa da Uva também estão sendo beneficiados, como os transportes via aplicativo. André Camatta é um exemplo. “Nos dias de evento o número de viagens aumentaram consideravelmente e o movimento está intenso. São passageiros tanto de Jundiaí como turistas. Os pontos de entrada da cidade apresentam grande movimento”, afirmou o motorista. 

Nos três primeiros finais de semana, a Festa recebeu 167 mil visitantes e comercializou 26 toneladas de uvas, sendo que 15 toneladas são somente da Uva Niagara. A Festa se caracteriza por ser uma grande divulgadora da produção de uvas da cidade, assim como a consolidação de Jundiaí como destino turístico.

Os interessados em visitar a Festa da Uva no seus últimos dias podem conferir a programação completa em festadauva.jundiai.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/04/38a-festa-da-uva-alavanca-diferentes-servicos-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original