Exposições na Biblioteca reúnem duas paixões: Carnaval e Carros Antigos

Publicada em 07/02/2023 às 13:24

A Biblioteca Pública Prof. Nelson Foot (BNF), abre ao público nesta terça-feira (07), duas novas exposições em seus espaços (Galeria Jundiaí e Sônia Cintra) reunindo duas paixões dos brasileiros: Carnaval, com a mostra “Fantasia, o Luxo do Samba” e Carros Antigos, “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes.

A exposição “Fantasia, o Luxo do Samba” tem como objetivo trazer uma parte da história das escolas de samba ativas no Carnaval de Jundiaí, como forma de reforçar a cultura, o trabalho e o amor que unem os apaixonados pelo Carnaval e ao mesmo tempo cultivar nas novas gerações  a tradição desta que representa a festa mais popular da cultura brasileira.

O público vai poder conferir a importância das fantasias, adereços e alegorias como elementos fundamentais de uma escola de samba, pois são por meio delas que os enredos são contados e a história ganha vida na avenida.

Todas as peças da exposição foram cedidas pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba – Lijunes, Arco- Íris Acadêmicos do Samba, União da Vila Rio Branco, Leões da Hortolândia, Mocidade Agapeama, do destaque Karol Delalastra e ex-integrantes de antigas Corte do Carnaval de Jundiaí, como Jéssica Ramires, Joyce Caramello, Sidney Meira (Tilé) e João Carlos (Tati Ostentação).

 “Tempos Dourados”

Com desenhos de carros antigos pintados em óleo sobre tela, a mostra “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes retrata a velha guarda e doces lembranças de histórias vividas a bordo de um Cadillac ou de um raríssimo Chevrolet 1925, além de histórias sobre os carros.

Moraes estará pela primeira vez em Jundiaí. O artista descobriu sua paixão pela arte em 1973, aos sete anos de idade, nos tempos da escola do sítio onde morou, em Vargem Paulista. Apaixonado também por dirigir automóveis, Moraes é encantado por carros antigos e passou a desenhá-los nas telas, conquistando um grande público.

Em 2004, teve um de seus quadros escolhidos para a exposição Memorial da América Latina, em São Paulo, onde foi elogiado por diversos críticos de arte.

As duas novas exposições na BNF, são uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e poderão ser visitadas pelo público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e feriados, das 10h às 17h, com entrada gratuita até o final do mês. A BNF está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/07/exposicoes-na-biblioteca-reunem-duas-paixoes-carnaval-e-carros-antigos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original