Prefeitura de Jundiaí é uma das primeiras do Brasil com carros elétricos na frota

Publicada em 07/02/2023 às 16:42

A Prefeitura de Jundiaí adquiriu cinco carros elétricos para compor a frota municipal. A cidade é uma das pioneiras, como órgão público, na implantação de frota de veículos de transporte de pessoas para atividades administrativas. Eles são do modelo Renault Kwid E-Tech 100% Elétrico e foram entregues nesta terça-feira (07), em cerimônia com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado. O investimento para aquisição dos automóveis foi de R$592 mil. Essa é mais uma das iniciativas sustentáveis da gestão, uma vez que os veículos deixarão de emitir mais de 16 toneladas de gás carbônico por ano.

“A aquisição dos carros elétricos é mais uma ação moderna e sustentável feita pela gestão. Jundiaí é a Cidade das Crianças e promover um ambiente com menos poluição é fundamental para o desenvolvimento e garante melhores condições para elas no futuro”, avalia o chefe do executivo.

Luiz Fernando Machado compareceu na cerimônia de entrega dos novos veículos elétricos

Além de reduzir a emissão de gases poluentes, os carros também devem gerar uma economia de aproximadamente 7.200 litros de gasolina por ano. “A economia vai ainda além do combustível. A energia limpa reduz a emissão de poluentes no ar e melhora a qualidade de vida das pessoas. Esses fatores reduzem também os problemas de saúde e os gastos públicos com doenças respiratórias que podem ser evitadas”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Cada veículo tem autonomia de 289 km para 100% de carga da bateria. Eles são bivolt (110v/220v) e podem ser carregados em qualquer prédio público. O desempenho será monitorado para avaliar novas aquisições. “O início da renovação da frota, com a aquisição de cinco carros elétricos, é a tendência para uma cidade que cresce seguindo os mais modernos conceitos de sustentabilidade. Faremos avaliações constantes na performance e na economia gerada para analisar a ampliação da frota”, explica a Gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira.

Veículos são 100% elétricos e farão parte da rota municipal

Estação de Recarga
Em mais uma iniciativa inovadora, o Paço Municipal conta com duas estações de recarga para veículos elétricos. Elas estão disponíveis para o uso dos munícipes, de forma gratuita, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Para utilização é necessário realizar um cadastro prévio do veículo no Departamento de Administração do Paço, com as informações do veículo e os dados pessoais do proprietário e condutor.

Paço Municipal conta com duas estações de recarga

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/07/prefeitura-de-jundiai-e-uma-das-primeiras-do-brasil-com-carros-eletricos-na-frota/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original