Programação para evento internacional terá palestras e visitas na Cidade das Crianças

Publicada em 09/02/2023 às 07:21

Em reunião de monitoramento das ações prioritárias voltadas à criança e à primeira infância na Prefeitura de Jundiaí, realizada nesta quarta-feira (08), foi apresentada aos gestores municipais uma proposta de programação para o evento internacional da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, que acontecerá no município, em março. A apresentação foi feita pelo Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que aproveitou a oportunidade para mostrar os oito eixos que serão trabalhados no evento.

A abertura será realizada no Teatro Polytheama, com a presença ilustre do renomado pedagogo italiano e fundador da Rede Internacional Cidade das Crianças Francisco Tonucci. Haverá, também, encontro com prefeitos interessados em desenvolver políticas voltadas às crianças, painéis com temas selecionados de acordo com os eixos definidos e visitas guiadas aos equipamentos municipais.

DESCRIÇÃO DE IMGEM: gestores sentados, dispostos em mesa oval, na Sala de situação do Paço Municipal, conversam sobre projetos para a infância na cidade
Reunião de monitoramento dos projetos é realizada semanalmente, no Paço Municipal

A definição dos eixos foi feita alinhada com o Estatuto da Criança e do Adolescente e Direito das Crianças e Adolescentes das Nações Unidas. São eles: promover a participação da criança na sociedade, garantir a autonomia para que a criança usufrua da cidade, direito à educação, direito à saúde, direito à cultura, participação em redes internacionais e ferramentas do desenvolvimento.

“Estamos fazendo o alinhamento dos últimos detalhes, finalizar os projetos e deixar a cidade pronta para receber os visitantes. Para além do evento, os investimentos irão qualificar os espaços e serviços. Uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”, diz o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Jundiaí conta com mais de 30 ações voltadas ao tema da primeira infância, como intervenções urbanísticas em áreas da infância, identidades visuais lúdicas em equipamentos públicos e medidas de segurança no trânsito. Além disso, a cidade tem ações consolidadas como o Mundo das Crianças, o desemparedamento da infância e o Plano Municipal da Primeira Infância.

O evento acontecerá entre 18 e 24 de março e têm foco específico na divulgação e discussão de políticas da primeira infância.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/09/programacao-para-evento-internacional-tera-palestras-e-visitas-na-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original