Agenda Cultural: Jundiaí começa a viver a folia do Carnaval

Publicada em 10/02/2023 às 15:00

Depois de dois anos sem a realização de Carnaval em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou uma extensa programação a partir deste sábado (11), em seus equipamentos culturais, com entrada gratuita e com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

Além das ações direcionadas na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com oficinas de Carnaval, exposição de fantasias, concurso de fantasias para crianças e uma matinê ao som das antigas marchinhas, na Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, a proposta é formar um “Blokids” – bloquinho de Carnaval Infantil, vem cheio de animação para cantar e dançar com os pequenos foliões, ao som de marchinhas tradicionais e músicas do universo infantil. 

Já para os que gostam de assistir a passagem dos blocos carnavalescos da cidade, o sábado (11) e o domingo (12) a programação está assim definida:

11 de fevereiro (sábado) – Chupa que é de Uva

Concentração: a partir das 15h, em frente ao portão dos fundos da empresa Astra
Desfile: saída às 16h, pela avenida Luís Gonzaga Martins Guimarães – Retiro
Dispersão: às 19h30, na via de acesso ao viaduto das Valquírias.

12 de fevereiro (domingo) Afro Kekerê

Concentração: a partir das 14h, na avenida União dos Ferroviários, altura do número 3000
Desfile: saída às 15h, pela avenida União dos Ferroviários
Dispersão: às 19h30, na avenida União dos Ferroviários, em frente à pista de skate do Centro Esportivo José Brenna (Sororoca)

– CarnaOeste – Basta Vir e Se Divertir

Concentração: a partir das 15h, na rua Pastor Francesco Ciaramella – Almerinda Chaves
Desfile: saída às 16h
Dispersão: às 20h, na altura do número 200 (Bar do Zóio)

A programação completa dos desfiles dos blocos da cidade pode ser conferida na Internet, na página oficial da Cultura https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2023/

Confira a programação pela (UGC) para os seus equipamentos culturais neste final de semana:

Fábrica das Infâncias Japy

No que depender dos artistas integrantes da Cena 4 Produções, o sábado (11), na Fábrica das Infâncias Japy, vai ser de total animação e descontração.

Chegando em ritmo de folia, o “Blokids” – bloquinho de Carnaval Infantil, vem cheio de animação para cantar e dançar com os pequenos foliões, nesta festa tão brasileira, o Carnaval.

Recheado de marchinhas tradicionais de carnaval e músicas do universo infantil, a proposta da ação é ninguém ficar parado. Para participar, basta comparecer a Fábrica Japy, a partir das 10h30, fantasiados ou não, mas não deixando de levar confete e serpentina.

O show musical tem duração de uma hora e é indicado para crianças de todas as idades e totalmente gratuito.

Já no domingo (12), também a partir das 10h30, crianças de 05 a 12 anos poderão participar gratuitamente da “Oficina Aboré: Pirâmide de Bambu”, atividade física que integra a vivência Circo Orgânico, que faz com que os participantes pratiquem de forma segura a junção dos movimentos de circo, dança e movimento natural/locomoção animal, sob o comando da professora e arte educadora, Mariana Escher, que há 13 anos dedica-se a desenvolver e divulgar essa proposta de atividade.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521.0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama

O público poderá conferir até o dia 14, a exposição “Nebulosas”, da artista Gina Dinucci, mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp).

Últimos dias para conferir a exposição “Nebulosas” na Galeria anexa ao Polytheama

O projeto constitui-se em cinco pinturas produzidas em aquarela sobre papel de 1,5mx4,9m, resultado das ilustrações criadas para um projeto futuro: um livro infantil.

O horário de funcionamento da Galeria é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h. Entrada gratuita.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

A programação de Carnaval na BNF está assim elaborada:

Dia 11 – sábado – das 10 às 12 horas – Oficina de Máscaras, com a arte educadora Neide Pillekamp. A oficina tem como objetivo a confecção de máscaras carnavalescas a partir de materiais e técnicas diversas que estimulam a imaginação e a criatividade. São  40 vagas para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de seus responsáveis e inscrição pelo formulário Google https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIqtC5I5bAG0uZIphYGTA7y1U7vFte5XR0HfzeSq_YHyUw7g/viewform

Dia 11 – sábado – das 14h às 16h – Oficina de Customização de Camiseta para o Carnaval, com a arte educadora Neide Pillekamp. Para essa ação, cada participante deverá trazer a sua própria camiseta, preferencialmente lisa e de qualquer cor. O objetivo é transformar essa camiseta em uma peça única e exclusiva para a folia 2023. São 30 vagas para crianças a partir de 8 anos, bem como adultos interessados e inscrição pelo formulário Google https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIj07B-g6_9dPmAFRkRSQp4F-L75mCIIL-5aFLefhMjj_2Rg/viewform

O público ainda poderá visitar duas novas exposições em seus espaços (Galeria Jundiaí e Sônia Cintra) reunindo duas paixões dos brasileiros: Carnaval, com a mostra “Fantasia, o Luxo do Samba” e Carros Antigos, “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes.

A exposição “Fantasia, o Luxo do Samba” tem como objetivo trazer uma parte da história das escolas de samba ativas no Carnaval de Jundiaí, como forma de reforçar a cultura, o trabalho e o amor que unem os apaixonados pelo Carnaval e ao mesmo tempo cultivar nas novas gerações a tradição desta que representa a festa mais popular da cultura brasileira.

O público vai poder conferir a importância das fantasias, adereços e alegorias como elementos fundamentais de uma escola de samba, pois são por meio delas que os enredos são contados e a história ganha vida na avenida.

Todas as peças da exposição foram cedidas pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba – Lijunes, Arco- Íris Acadêmicos do Samba, União da Vila Rio Branco, Leões da Hortolândia, Mocidade Agapeama, do destaque Karol Delalastra e ex-integrantes de antigas Corte do Carnaval de Jundiaí, como Jéssica Ramires, Joyce Caramello, Sidney Meira (Tilé) e João Carlos (Tati Ostentação).

 “Tempos Dourados”

Com desenhos de carros antigos pintados em óleo sobre tela, a mostra “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes retrata a velha guarda e doces lembranças de histórias vividas a bordo de um Cadillac ou de um raríssimo Chevrolet 1925, além de histórias sobre os carros.

Edição do Lê no Ninho reúne crianças, seus pais ou cuiddores

E para crianças de seis meses a quatro anos, acontece mais uma edição do projeto Lê no Ninho, atividade lúdica que envolve pais e filhos ou cuidadores. Além do fortalecimento dos vínculos afetivos a proposta é fomentar o gosto pela leitura entre crianças. A sessão desta semana será comandada pela atriz Luiza Bitencourt e o músico Gabriel Pereira. São 10 vagas gratuitas e a sessão tem duração de uma hora. A inscrição pode ser feita na Internet https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4FGNAKkyLIIHDGCMZHgmBzPPywnyNpb-aCIdpCfYLZXvR_w/viewform

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Com entrada gratuita o público poderá visitar a exposição e videoinstalação, “ Brasília, substantivo feminino”,  da artista Julia Coimbra Martin, que  vive e trabalha entre Jundiaí e São Paulo.

Graduada em Artes Visuais no Colégio Divino Salvador (CDS) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atualmente cursa pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em especialização em Arte: Crítica e Curadoria. Sua linha de pesquisa transita entre arquitetura, sociologia, antropologia e imagética. Ela trabalhou com cenografia e design gráfico para instituições educacionais e atualmente desenvolve e executa projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Além disso, ela colabora com direção artística e produção para projetos de cinema e publicidade. A mostra pode ser visitada até dia 12 de março.

Outra possibilidade será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/10/agenda-cultural-jundiai-comeca-a-viver-a-folia-do-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original