CIEMPI promove oficina sobre infância para equipes da Atenção Primária da Saúde

Publicada em 10/02/2023 às 09:16

O Centro Internacional de Memórias, Estudos e Pesquisas da Infância (CIEMPI), equipamento da Unidade de Gestão da Educação, promoveu na tarde desta quinta-feira (9), em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde e Unidade de Gestão de Cultura, uma oficina para a equipe dos serviços de Saúde. O encontro teve como tema “Nossos mundos dentro do mundo das infâncias: A poética das nossas histórias reais de trabalho, com a poética das crianças”.

“O objetivo foi resgatar o conceito de infância de cada um, a partir de memória individual afetiva, sensibilizando sobre a importância do brincar como direito da criança, do brincar como possibilitador da aprendizagem, da saúde e também das conexões fisiológicas da criança com o mundo. Sob essa perspectiva, a iniciativa buscou sensibilizar os profissionais sobre a importância de espaços brincantes nos equipamentos de saúde e ofereceu exemplos de possibilidades de planejamento para esses espaços, inspirados nos ateliês do CIEMPI”, explicou a diretora do Departamento de Fomento à Leitura, Cícera Escoura Bueno.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala grande, com janelas abertas, está uma mulher falando à frente e pessoas sentadas assistindo à palestra
Equipes de Atenção Primária participam de oficina no CIEMPI

A articuladora do Comitê de Jundiaí do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, explica que o objetivo é implantar o espaço de brincar em todos os ambientes de saúde. “A capacitação é um momento para sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância desses espaços para que a criança possa brincar enquanto aguarda com os pais para uma consulta, para tomar vacina. Além disso, iremos instalar trocadores em todos os sanitários”, contou Gerusa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/10/ciempi-promove-oficina-sobre-infancia-para-equipes-da-atencao-primaria-da-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original