Plataforma ‘Alertas da Infância’ é entregue ao município com 13 alertas
Publicada em 10/02/2023 às 08:00A plataforma “Alertas da Infância” foi entregue oficialmente para a Prefeitura de Jundiaí, nesta semana, com quase o dobro de alertas previamente programados. Ao todo, serão 13 alertas que englobam as áreas de saúde, educação e assistência social, para crianças de 0 a 9 anos de idade. A iniciativa está inserida no Programa Cidade das Crianças.
Dos 13 alertas definidos, quatro são para saúde – criança em atraso na consulta puericultura, gestante que não realizou consulta odontológica, teste de HIV e teste de sífilis. Para a educação, dois foram selecionados – criança fora da escola e fora da creche. Já para a assistência social serão sete alertas, que envolvem os cuidados com gestantes adolescentes, crianças em território de vulnerabilidade, atividades em grupo para crianças de 0 a 6 anos, visitas domiciliares a crianças e gestantes, benefícios de prestação continuada a crianças com deficiência de até seis anos, além da visita domiciliar a crianças em acolhimento.
“Jundiaí está avançando na modelagem de um sistema de alertas para o Programa Cidade das Crianças e entende que os cuidados devem iniciar já na gestação. Alinhada aos conceitos de Cidade Inteligente, utilizaremos a plataforma para atacar os principais gargalos que prejudicam o desenvolvimento das crianças, além de subsidiar novos projetos sociais de apoio a famílias com vulnerabilidade”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
A plataforma integra dados de três áreas de governo e aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, apresentando as informações sobre os serviços utilizados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.
“Quando é gerado um novo alerta pelo sistema, por exemplo, ‘criança fora da creche’, é gerada uma notificação às equipes e, de forma assertiva, é feita a busca ativa diretamente com a família para entender o que está acontecendo. Isso é tomada de decisão através do bom uso de dados públicos e com tecnologia, tornando nossa cidade destaque no assunto”, afirma o Gestor Adjunto de Governo, Jones Martins, que representou Parimoschi na entrega da ferramenta e coordena o projeto até sua implantação.
A plataforma em nuvem, de utilização exclusiva por servidores municipais treinados, foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS) e conta com apoio da Cia de Informática de Jundiaí (CIJUN). Ela passará por constante atualização e aperfeiçoamento para melhor utilização da administração pública.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
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