Artistas e gestores realizam nova vistoria na fase final das obras do Centro das Artes
Publicada em 11/02/2023 às 09:36A Prefeitura realizou na manhã desta sexta-feira (10) mais uma vistoria às obras de revitalização do Centro das Artes, acompanhada de artistas de diversos segmentos e gestores municipais. O objetivo da visita foi permitir que a classe artística pudesse acompanhar o estágio da obra, atualmente em fase final das etapas arquitetônica e estrutural, que antecedem as instalações de roupagem cênica, poltronas, sonorização e iluminação.
Durante a condução da visita, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, compartilhou o histórico das obras e explicou com detalhes os avanços e próximos passos. “O Centro das Artes é um espaço importante, tanto para a classe artística quanto para a população em geral, que, ao final da obra, contarão com um espaço todo dedicado à Cultura. Será um espaço moderno, com tecnologias envolvidas, tratamento acústico e antichamas, além de acessibilidade universal para pessoas com deficiência”.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, contextualizou as obras com as demais intervenções previstas para o Centro. “O Centro das Artes será a primeira entrega da Prefeitura dentro do Plano de Requalificação e Reabilitação do Centro Histórico. Aqui foram investidos R$ 14 milhões para que este espaço se tornasse uma referência em tecnologia embarcada e de multiplicidade de possibilidades para usos artísticos. De modo transparente como as demais ações do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, realizamos mais esta visita às obras, que demonstram a prioridade que a Prefeitura dá para a Cultura. Que vocês profissionais do segmento espalhem estas novidades para seus pares e se apropriem deste espaço, que é uma retribuição para todos os jundiaienses”.
No andar térreo do Centro das Artes, a área central contará com estrutura de luz, som e projeção para a realização de espetáculos alternativos. O espaço contará ainda com uma cafeteria, um empório para a venda de produtos locais, a central de bilheterias da Cultura e um espaço de co-working do Jundiaí Empreendedora voltado para o segmento da Economia Criativa.
Ainda no térreo, o Centro das Artes irá ganhar uma outra sala de espetáculos, com 100 lugares móveis para disposição livre conforme o espetáculo apresentado. O espaço conta com tratamento acústico, cabine de luz e som, camarins e banheiros, além de ar condicionado. Já no andar superior, o espaço contará com uma galeria de exposições e uma sala de suporte.
Já na tradicional Sala Glória Rocha de espetáculos são diversas as novidades. No palco houve a ampliação da boca de cena e pé direito, além da criação de rotunda e coxia. Já na plateia, serão instaladas 300 poltronas e as cabines de iluminação, sonorização e de audiodescrição foram transferidas para a lateral. O espaço também conta com tratamento acústico e prevenção a incêndios e terá, pela primeira vez, um elevador de carga para cenários.
Na fachada para a rua Barão, estão sendo realizadas as revitalizações das calçadas. A fachada do espaço, antigo Mercado Municipal, já conta com a volta de seus detalhes em tijolos aparentes, preservando a memória de sua arquitetura em Art Déco.
Uma das artistas participantes da vistoria foi Jéssica Vieira, regente do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças. “Visitar uma obra como esta e ver a prioridade que a Prefeitura dá para a Cultura nos demonstra o quanto Jundiaí é uma cidade privilegiada”.
A atriz Basilides Ortega também participou da visita. “Foi este o primeiro palco que pisei como atriz, em 1993. E hoje eu voltei, depois de inúmeras apresentações, com uma grande vontade de agradecer. Está tudo lindo. Vamos voltar a fazer grandes espetáculos neste lugar”.
A artista visual Gika também compartilhou a sua emoção. “Foi aqui que eu fui pela primeira vez ao teatro. Por isso, entrar aqui de volta me trouxe uma importante memória afetiva. Tenho percorrido a cidade para realizar as intervenções de grafitagem da campanha Pé de Infância da Prefeitura e espero que as crianças nos bairros, a partir das cores e formas das minhas intervenções, também desenvolvam esse tipo de memória”.
A vistoria também foi acompanhada pelos gestores de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), Thiago Maia; e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original