Atividades culturais e esportivas encerram primeira semana letiva de 2023

Publicada em 11/02/2023 às 08:05

Para o Noah Martins, aluno da Emeb Marcos Gasparian (Centro), a volta às aulas para o 3º ano teve um gostinho de atividade cultural e de contato com a natureza. É que junto de seus colegas de sala, ele participou, na tarde desta sexta-feira (10), da apresentação teatral e circense da Cia. TD Artes na Praça dos Andradas, pela programação do Voa Pé da Prefeitura.

“Foi uma volta às aulas bem legal, com passeio em lugar novo e bonito. Tem bastante natureza aqui na praça e eu só tinha passado caminhando por aqui”, comentou o pequeno de oito anos.

Assim como o Noah, outros milhares de alunos da rede da Unidade de Gestão de Educação (UGE) participaram desde essa quarta-feira (08) de atividades propostas pelas Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL). Nos formatos do modelo de desemparedamento da escola proposto pela Prefeitura pelo programa Escola Inovadora, o Voa Pé consiste na ocupação de espaços no entorno da unidade escolar para o incentivo à criatividade, novas possibilidades de aprendizagens e contato com a natureza.

Um grupinho animado assistiu à apresentação da Cia. TD Artes na tarde desta sexta-feira (10)

Nesses três dias, foram realizadas pelo Voa Pé mais de 120 apresentações artísticas, das quais participaram mais de 250 profissionais, em performances solo, em duplas e trios, contratados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

“Além do fomento ao trabalho desses profissionais de Cultura, as contratação para a programação do Voa Pé também vão ao encontro do programa municipal Cidade das Crianças, na medida em que incentivam a ocupação delas nos espaços públicos. Uma das premissas do programa é dar autonomia para que as crianças tenham a cidade de volta para elas. E por meio dessas atividades, levamos os alunos da rede a praças, parques e jardins no entorno dos locais em que estudam”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Noah foi um dos participantes da atividade e comemorou a volta às aulas com um gostinho de Cultura

Assim como na atividade desta tarde realizada pela Emeb Marcos Gasparian, os trajetos das turmas pelo entorno das unidades escolares foram acompanhados por agentes de trânsito, da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/11/atividades-culturais-e-esportivas-encerram-primeira-semana-letiva-de-2023/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original