Mutirão de Cirurgias inicia atendimento ortopédico infantil

Publicada em 12/02/2023 às 08:00

O Mutirão de Cirurgias avançou para o atendimento dos casos de ortopedia pediátrica. As operações são realizadas no Hospital Universitário (HU), a partir de convênio firmado pela Prefeitura de Jundiaí com a gestão do Hospital São Vicente (HSV). Os dois primeiros procedimentos em crianças foram para correção de quadril e tendão. Ao todo, serão realizados cerca de 3 mil cirurgias para a equalização da fila de espera por cirurgias eletivas da cidade.

“A proposta do Mutirão para as cirurgias eletivas, organizada no final do ano passado, com investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado, garante a equalização das filas de espera geradas ao longo da pandemia. A entrega de saúde de qualidade para a população, de todas as idades, é prioridade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Gabrielly Messias foi uma das pacientes que já recebeu o atendimento. Ela tem 11 anos e esperava por sua cirurgia há quase dois anos. De acordo com a mãe, Paula Messias, o problema de Gabrielly provavelmente existe desde o seu nascimento, pois sempre andou “na ponta dos pés”.
Aos 4 anos, a menina passou a receber acompanhamento no Hospital São Vicente de Paulo, com fisioterapia e uso de bota ortopédica por mais de quatro anos, mas sem resultados satisfatórios. Foi então que os médicos entenderam que a solução para a menina era uma cirurgia.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: menina com os pés operados e engessados, deitada na cama hospitalar, sorri com máscara. Mãe, ao lado, também está com máscara
Animada com a recuperação, Gabrielly passou por cirurgia de correção no tendão

Devido ao encurtamento do tendão, Gabrielly precisava andar na ponta dos pés.”A cirurgia foi um sucesso, agradeço a todos que participaram. A equipe foi incrivelmente atenciosa. Durante a internação, Gabrielly foi acolhida com amor e a cirurgia foi sem complicações, exatamente como esperávamos. Agora ela vai poder andar normalmente novamente. Que alegria!”, comentou a mãe.
A bebê de 5 meses, Eloísa Gabrielle também foi operada, numa intervenção no tendão do calcanhar do pé esquerdo. De acordo com a mãe, Angelina Nunes, o problema da filha foi descoberto ainda na gestação, através de uma ultrassonografia realizada no sexto mês. Logo após o nascimento, a bebê Eloísa começou o tratamento utilizando gesso e, em seguida, foi encaminhada para a cirurgia. “Desde o diagnóstico até a cirurgia, no Hospital Universitário, sempre fui bem orientada e gostaria de reconhecer o excelente trabalho da equipe envolvida”, explicou.
Mutirão
As cirurgias ortopédicas infantis fazem parte do Mutirão de cirurgias eletivas, que contabiliza cerca de 3 mil procedimentos para a equalização da fila gerada em decorrência da pandemia da COVID-19. As intervenções foram iniciadas em janeiro, no Hospital Universitário, com meta para a realização de 80 procedimentos por mês, além dos atendimentos que já são realizados pelo serviço, que é referência em atendimento materno-infantil e de saúde da mulher.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: imagem de porta de sala de cirurgia, com visor de vidro, que apresenta a sala de procedimentos, com paciente deitado em maca e profissionais paramentados no entorno fazendo o preparo para a cirurgia
Mutirão de cirurgias eletivas realizará 3 mil procedimentos em todas as especialidades

Assessoria de Imprensa
Fotos: HU/Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/12/mutirao-de-cirurgias-inicia-atendimento-ortopedico-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original