Orquestra prepara concerto especial com núcleo de jovens músicos

Publicada em 12/02/2023 às 08:00

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) irá abrir a sua pré-temporada 2023 com um concerto marcado para o dia 11 de março, no Teatro Polytheama. A apresentação especial terá como destaque a participação dos dez músicos que compõem o núcleo de jovens bolsistas do corpo artístico municipal vinculado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e que pela primeira vez atuarão enquanto solistas.

Para a preparação dos músicos, a OSMJ propôs uma série de masterclasses, que são aulas com especialistas e profissionais renomados de um determinado segmento. Além de encontros mediados com os músicos profissionais da orquestra, esta semana a mediação das atividades ficou por conta da pianista Miriam Braga, do Conservatório de Tatuí, que realizou um trabalho individualizado e em grupo com a peça de que cada um deles é responsável.

Somente esta semana, o grupo participou da atividade com a pianista nessa terça (07) e quinta-feira (09)

“Numa orquestra, o músico recebe de seu maestro ou de seus colegas a condução do pensamento artístico durante a performance. No caso de atuar como solista, é ele o dono da festa”, brinca. “É uma oportunidade nobre, mas também uma mudança de perspectiva, pois coloca o músico em evidência, na boca de cena, sob a atenção e as críticas de todos. Não é só sobre tocar, mas é uma atividade para pensar sobre a performance, a respiração, a interação, é sobre trabalhar o medo do palco e a construção de uma personalidade que já existe dentro dele”, explicou Miriam.

A maestrina Claudia Feres, regente e diretora artística da OSMJ, reforçou a importância da atividade. “Miriam Braga é especialista em trabalhar música de câmara com jovens estudantes e profissionais. Nossos jovens músicos já estão tocando muito bem seus solos, mas a ideia de fazer esse trabalho com a pianista é dar ênfase à interpretação das peças e à postura de palco. Nesse concerto de Pré-Temporada o público vai conhecer melhor nossos jovens músicos e cada jovem terá a oportunidade de colocar em seu curriculum essa experiência importante para sua carreira”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reiterou a proposta da atividade. “Nossa Orquestra passou, no ano passado, por uma importante expansão, que foi a chegada dos instrumentos de sopro e percussão, juntando-se aos das cordas, fazendo-a tornar sinfônica. Com isso, foi criado também um núcleo de jovens músicos, com foco no intercâmbio desses artistas e no enriquecimento da cena cultural da cidade. A proposta desta atividade vem ao encontro de um trabalho já existente e que se fortalece”.

Na marimba, Bruna Souza irá apresentar “Csárdás”, composição de Vittorio Monti baseada em danças tradicionais húngaras

Miriam, que já se apresentou como solista convidada da Orquestra por duas vezes, aproveitou a oportunidade com os músicos e elogiou a iniciativa da Prefeitura pela manutenção do corpo artístico. “Esta é uma necessidade do País se quisermos que haja renovação. Estes jovens vêm com tanto gás, só precisam que lhes sejam abertas as portas”.

Mais masterclass
Para a preparação para o concerto, a OSMJ realiza mais uma masterclass com a pianista, também aberta a jovens músicos interessados em participar como ouvintes. Desta vez a atividade será realizada na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), no dia 02 de março (quinta-feira), das 14h às 17h, e os interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/12/orquestra-prepara-concerto-especial-com-nucleo-de-jovens-musicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original