Agenda Cultural: Carnaval é o destaque na cidade
Publicada em 17/02/2023 às 15:14A programação de Carnaval elaborada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) alcança essa semana o seu ponto alto. Na Cidade das Crianças, na Jundiaí Terra da Uva, mais oito blocos vão ganhar os mais diversos pontos da cidade levando alegria, música e diversão não só para os participantes, mas para a população que for assistir a passagem dos foliões.
Além dos blocos na rua, nos equipamentos culturais, também haverá programação de Carnaval, com entrada gratuita e com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.
Além das ações direcionadas na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com oficina de Carnaval, exposição de fantasias, concurso de fantasias para crianças e uma matinê ao som das antigas marchinhas, na Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, a programação traz show musical e atividades de aventura para a garotada.
Já para os que gostam de assistir a passagem dos blocos carnavalescos da cidade, a programação completa dos desfiles pode ser conferida na Internet, na página oficial da Cultura https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2023/
Confira a programação pela (UGC) para os seus equipamentos culturais neste final de semana:
Fábrica das Infâncias Japy
As atrações aos finais de semana começam sempre às 10h30. No sábado (18), a atração programada é o show musical “Cantando Clássicos da Infância”, em que o grupo Duotone Musical promete misturar gêneros, ritmos, clássicos e nuances musicais dos mais diversos tipos, garantindo as canções apreciadas por todas as gerações e a animação para todos os participantes.
Já no domingo (19), é a vez da atividade física “Vivência em rede de corda”. Com mediação de Anderson Redressi, a atividade propõe à criançada uma aventura esportiva em uma instalação que se assemelha a uma teia de aranha.
A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.
A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.
Biblioteca Nelson Foot (BNF)
A programação de Carnaval na BNF está assim elaborada:
Sábado (18), a proposta é despertar na criançada o interesse por esta que é uma das maiores festas do Brasil e do Mundo.
Pela manhã, das 10h às 12h, os artistas Caroline Verzenhassi e Renan Cupertino, da Cia. Som Duôco, realizam a oficina de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. A atividade tem participação livre e será um aquecimento para a programação da tarde.
Logo às 13h30, a Biblioteca recebe o primeiro desfile infantil de fantasias. A atividade é voltada para dois grupos: um de crianças de quatro a seis anos e outro de sete a dez anos.
Todos os participantes receberão premiações e os três primeiros colocados das categorias receberão ainda um kit de brincar, com livro, máscara, giz de cera e kit bolha de sabão).
Na sequência do desfile, das 14h30 às 17h, as crianças que tiverem desfilado e as demais crianças na plateia, acompanhadas de suas famílias e amigos, poderão esbanjar sua animação na Matinê da Biblioteca, com a presença confirmada da Banda de Heróis, da Cia. Rick & Kelly, muito confete, serpentina e animação.
O público ainda poderá visitar duas novas exposições em seus espaços (Galeria Jundiaí e Sônia Cintra) reunindo duas paixões dos brasileiros: Carnaval, com a mostra “Fantasia, o Luxo do Samba” e Carros Antigos, “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes.
A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Durante o Carnaval, o espaço permanece aberto no sábado (18), segunda (20) e terça-feira (21), das 10h às 17h, e fechado no domingo (19). Mais informações pelo telefone 4527-2110.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.
O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.
Museu Ferroviário
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Com entrada gratuita o público poderá visitar a exposição e videoinstalação, “ Brasília, substantivo feminino”, da artista Julia Coimbra Martin, que vive e trabalha entre Jundiaí e São Paulo.
Graduada em Artes Visuais no Colégio Divino Salvador (CDS) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atualmente cursa pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em especialização em Arte: Crítica e Curadoria. Sua linha de pesquisa transita entre arquitetura, sociologia, antropologia e imagética. Ela trabalhou com cenografia e design gráfico para instituições educacionais e atualmente desenvolve e executa projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Além disso, ela colabora com direção artística e produção para projetos de cinema e publicidade. A mostra pode ser visitada até dia 12 de março.
Outra possibilidade será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original