Saúde reforça a prevenção à AIDS nos blocos

Publicada em 17/02/2023 às 15:15

O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) aproveita os festejos de Carnaval para levar para as ruas a campanha “Vamos Combinar?”. Nos blocos, atores da Cia Paulista de Artes, com o apoio da equipe, passam informações de maneira criativa e lúdica sobre a prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Por meio da performance teatral “Até na prevenção a gente combina”, estamos divulgando as diversas estratégias disponíveis como preservativos, testes, medicamentos antirretrovirais tanto para o tratamento como para a prevenção: a PEP e a PrEP. Ao longo do ano, atuamos  de forma que as pessoas se percebam vulneráveis à infecção pelo HIV e busquem as medidas de prevenção que melhor lhe combine. Tradicionalmente nos festejos de Carnaval, a ação ganha reforço”, ressalta a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

Com muita animação, atores da Cia Paulista de Artes e a equipe do CTA transmitem as orientações

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão disponibilizando folhetos e preservativos. “É fundamental que a população tenha conhecimento e acesso à todas essas estratégias de prevenção. Somente assim, conseguiremos evitar novas infecções pelo HIV”, salienta.

Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam que mais de 40 mil novas infecções por HIV têm acontecido por ano no Brasil, nos últimos 10 anos, com uma taxa de detecção de 17,8/100 mil habitantes. O País soma 1.011.617 de casos de AIDS notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de 1980 até junho de 2020.

Em Jundiaí, foram registrados 109 casos de pessoas com HIV na cidade, em 2021. Os dados de 2022 ainda estão sendo tabulados pelos Ministério da Saúde. A concentração está na faixa etária de 20 a 40 anos, que corresponde a 51,80%.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/17/saude-reforca-a-prevencao-a-aids-nos-blocos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original