Investimentos em parques e espaços de lazer ampliam a qualidade de vida em Jundiaí

Publicada em 18/02/2023 às 08:00

Além da pujança econômica, a cidade de Jundiaí se destaca cada vez mais pela qualidade de vida de seus moradores. Alinhada com as mais modernas políticas de sustentabilidade e promoção de saúde, a Prefeitura tem feito investimentos em parques urbano e espaços públicos de lazer para a prática esportiva ao ar livre e que oferecem entretenimento para toda a família. Não por acaso a cidade ocupa a primeira posição no ranking das “Melhores Cidades do Brasil”, desenvolvido pela Austing Rating, em parceria com a Editora Três e Revista IstoÉ.

Além dos parques que já se consolidaram como equipamentos de lazer, como o Mundo das Crianças, Parque da Cidade e Jardim Botânico, existem ainda as Praças Família e Pet e as academias ao ar livre, implantadas em todas as regiões da cidade. Em 2022, por exemplo, foram inaugurados o Parque Linear Gonçalo de Souza e Espaço Família e Pet, no Parque da Represa, e o Parque Urbano Santa Gertrudes.

Parque Linear Gonçalo de Souza e Espaço Família e Pet, no Parque da Represa, foi uma das entregas de 2022

“Jundiaí é uma cidade reconhecida pela qualidade de vida oferecida a seus moradores. Os investimentos em espaços de lazer incentivam as pessoas a ocuparem os espaços públicos e atraem turistas, inclusive. Isso aumenta o consumo local, contribui com a economia e valoriza toda a região”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

O fato de Jundiaí ser uma referência em qualidade de vida está comprovado nos números. Em 2022, apenas no Parque da Cidade e no Mundo das Crianças, o público total foi de mais de 715 mil pessoas. Nesse montante estão visitantes de 392 cidades, 24 estados e seis países diferentes, como a Argentina, Canadá, EUA, França, Paraguai e Reino Unido. Além disso, os equipamentos ainda são recheados de atividades esportivas e culturais que fomentam a participação da população ao longo do ano.

Áreas de lazer de Jundiaí consolidam a cidade como uma das principais referências em qualidade de vida no Brasil

Localizada entre São Paulo e Campinas, Jundiaí cresce de forma equilibrada. Isso acontece pelos investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, além do lazer. Este equilíbrio, aliado a conceitos sustentáveis, rendeu ao município a 2ª colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC_Br) em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cidade ostenta o 4º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Além disso, é o município do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Ou seja, oferece retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos arrecadados, segundo a 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

Jundiaí tem o Jardim Botânico e a Serra do Japi, ambos com grande variedade de fauna e flora
Jundiaí tem o Jardim Botânico e a Serra do Japi, ambos com grande variedade de fauna e flora

“Jundiaí se preocupa em ser atrativa para novos negócios para potencializar a renda das famílias, mas também realiza investimentos sociais que resultam na melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas. Além disso, o foco na política de desenvolvimento infantil também é um diferencial competitivo da nossa cidade, pois temos um olhar permanente para o futuro. Um empresário que chega aqui sabe que encontrará escolas de qualidade e opções de lazer aos seus filhos, funcionários e famílias dos funcionários. A melhora na qualidade do espaço urbano fomenta a ocupação pelas pessoas. Essa ocupação, consequentemente, valoriza o bairro e a cidade”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/18/investimentos-em-parques-e-espacos-de-lazer-ampliam-a-qualidade-de-vida-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original