Pinacoteca recebe atividade gratuita com autora indígena
Publicada em 22/02/2023 às 16:16A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe, no dia 04 de março (sábado), uma vivência indígena gratuita, com Nikita Nhandeva, que é da etnia Guarani Nhandeva, autora do projeto “Respeita Nossa História” e responsável pela criação de um coletivo de mulheres indígenas em contexto urbano que atua na região de Campinas. A atividade será realizada das 13h às 16h e os interessados em uma das 30 vagas gratuitas devem realizar inscrição prévia por meio de formulário on-line.
A atividade é proposta pela artista Júlia Zulian, responsável pela exposição e videoinstalação Brasília, substantivo feminino, à mostra na Pinacoteca até o dia 12 de março.
A proposta da vivência é dialogar com a temática da exposição, tendo como objetivo conscientizar as pessoas da cidade sobre a existência e consequente resistência dos povos indígenas, mais especificamente das mulheres indígenas. A programação terá início com um canto tradicional, seguido de um vídeo que introduz o projeto e uma fala de apresentação acerca de quem é a autora e educadora. Nesse momento, Nikita abre para o público tirar dúvidas e assim inicia-se um diálogo ao passo que serão exibidos fotos e vídeos com curadoria prévia para a atividade. O conteúdo mostra o modo de vida nas aldeias, bem como a luta e a resistência ancestral.
Na sequência, a programação contará ainda com grafismos e acessórios, trazendo como exemplos cocares e tinta de jenipapo. Ainda aqui serão introduzidas também informações acerca da dança tradicional, criando um espaço onde inclusive os participantes poderão experimentar alguns movimentos junto de Nikita, que irá conduzi-los.
“Uma vez que os livros didáticos descrevem a cultura indígena como exótica, ou a tratam como folclore, as pessoas são levadas a pensar que os indígenas fazem parte do passado; que deixaram de existir ou que vão deixar de existir em breve. Enquanto que na verdade o indígena pertence a todos os espaços civis. Somos contemporâneos, ao mesmo tempo em que sentimos orgulho da nossa descendência ancestral. Fazer com que os não indígenas compreendam isso melhor é um caminho para que cesse o desrespeito conosco e com nossos povos, operando uma mudança na mentalidade pejorativa que muitos têm de nós”, comenta Nikita.
A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original